separador Al Senado, a voz do Cidado. separador
Topo
Elimine os produtos descartáveis da sua vida. Assim você deixa de gerar mais lixo. Procure usar utensílios duráveis como copos, talheres e pratos convencionais.
Ministrio do meio Ambiente Frente Ambiental Preserve Amazonia Sindilegis
Ações do Senado Verde

Além da preocupação ambiental, outro desafio do Senado Verde é reduzir custos. Para isso , é preciso usar desde soluções simples, como campanhas educativas, até lançar mão de novas tecnologias, tudo com o objetivo de economizar.

Em 2008, o Senado, com a ajuda do Senado Verde conseguiu um grande feito.Reduziu as despesas em vários setores. O gasto com energia elétrica, que vinha aumentando nos últimos cinco a nos, sofreu uma redução. E não foi pouco. O consumo total de energia elétrica caiu de 22.955.783 KW/h em 2007, para 21.892.693 KW/h em 2008. A redução foi de 4,63% e representou uma economia de mais de R$ 260 Mil.

Com as campanhas de uso consciente dos recursos naturais promovidas pelo Senado Verde, o gasto com água também caiu. Em 2007, o consumo total era de 292.079m³ e diminuiu para 228.865m³ em 2008.No total, a economia foi de 22%. Com isso o Senado economizou mais de R$500 mil. A redução mais representativa ocorreu no Anexo |.Nessa unidade, o consumo desceu de 79.283m³ para 24.709m³ em 2008. A média de redução do consumo de água foi de 69% chegando a 80% em alguns meses.

GASES POLUENTES
E a redução de gastos não para. Segundo a Coordenação de Transporte, o Senado reduziu as emissões de gases causadores do efeito estufa. A mudança começou com uma rigorosa manutenção da frota dos veículos da casa, além do uso de combustiveis menos poluentes como o álcool e o biodiesel. Com as mudanças e a racionalização da frota de veículos, o Senado deixou de lançar 801 toneladas de CO2 na atmosfera. Para que tenhamos uma idéia do que isso representa, basta dizer que, caso tivessem sido emitidas, sua neutralização exigiria o plantio de 1.339 árvores de porte médio, capazes de fixar em torno de 598Kg de Co2 durante todo seu ciclo de vida.

A redução das emissões de CO2 esta sendo progressiva. O objetivo é alcançar, no menor espaço de tempo, emissões de CO2 nulas ou zero. Isto será possível mediante a gradativa substituição do restante da frota por veículos que utilizem combustíveis renováveis, que não contribuem no acrescimo de emissões.

COMBUSTÍVEIS
Além da redução das emissões, o Senado também reduziu o gasto com combustéveis em 2008. A economia foi de 13% em relação a 2007. A redução deve-se, sobretudo, às exigências ocorridas a partir de 2005, de recolhimento dos veìculos que atendem aos Senadores nos finais de semana, a implementação de programa de revisões períodicas e a substituição da frota por veículos que utilizam energia renovável.

PAPEL
Outra boa notícia é em relação ao uso do papel, uma das grandes preocupações do Senado Verde. Em 2007, o Senado Consumiu 40.370 resmas de papel. Em 2008, foram pouco mais de 39 mil resmas. Para se ter uma idéia, uma caixa com 10 resmas pesa 22Kg. Com a conta feita, é possível ver o resultado, em 2007, a Casa consumiu 88,8 toneladas de papel A4. Já em 2008, foram 85,9 toneladas, uma economia de mais de três toneladas. O gasto menor se deve a informatização da casa e ao uso racional do papel pelos servidores. Em vários setores do Senado, a preocupação já trouxe resultados.

Na secretaria Geral da Mesa, que cuida de todo o andamento das sessões da casa, a ordem do dia também já foi informatizada. Com a medida, o Senado está economizando duas toneladas e meia de papel por mês. A Secretaria também recebe todas as propostas legislativas por meio eletrônico, antes eram necessárias quatro cópias do projeto e dos anexos.

O Prodasen desenvolveu a ferramenta GESCOM para gerenciamento de contratos, que diminui a produção de documentos de papel, aperfeiçoam a troca de informações e a tramitação.Também está em fase de testes a tramitação eletrónica de documentos e processos nas consultorias legislativas e de orçamento.

Em 2010, o Senado Verde vai continuar o processo de implantação da coleta seletiva de lixo. Em pouco tempo devera ser construído um depósito, para fazer a separação dos resíduos. O Senado também construiu uma composteira. É lá que todo o lixo orgânico produzido pela casa passa por um processo ecológico para dar origem ao adubo, que é utilizado nos jardins do Senado. Outra novidade é a construção de um viveiro de plantas. Com 250 metros quadrados, o viveiro ira produzir as mudas a serem usadas no paisagismo do Senado.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141