02.04.13
Pec das Domésticas
“O Brasil está assumindo que a igualdade é a regra. E a regra tem que começar dentro de casa. Até porque está mais do que comprovado que as sociedades mais justas são também as mais ricas e mais avançadas”, destacou Renan.
Durante pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão

08.03.13
Queda da Inflação
“O alívio na conta da luz faz bem para o bolso do trabalhador e para as contas do governo, que tem de manter a inflação dentro da meta. Precisamos ter coragem e propor novas desonerações para ajudar o país na retomada do crescimento”
Sobre o recuo da inflação em fevereiro, apontado pelo IBGE como decorrência do impacto da redução dos preços da conta de luz, promovido pelo governo

04.03.13
Veto royalties
"Vou conduzir a votação com absoluta isenção, espero que a sessão expresse o desejo da maioria dos parlamentares, sem atropelar a minoria, em nenhuma das fases"
Ao definir, na véspera, as regras para votação do veto à Lei dos Royalties do petróleo

22.02.13
Transparência
“Todos os Poderes da República são transparentes, mas nenhum Poder é mais transparente do que o Legislativo brasileiro”
Em plenário, ao anunciar medidas de racionalização administrativa e transparência para o Senado, em 19.02.13

18.02.13
Brasil
"Não há, no cenário mundial, dúvidas quanto às potencialidades do Brasil. O Congresso tem todas as condições de ajudar o país a ser mais seguro, mais amigável, mais atrativo e, portanto, mais fácil, para o investimento internacional."
Em seu discurso como presidente eleito do Senado Federal, em 01.02.13

04.02.13
Bem comum
"Não podemos, não devemos e nem temos como admitir a redução da potencialidade do país e nem comprometer as futuras gerações com o erros políticos ou pretensões prematuras. A lógica do quanto pior melhor, tenho certeza, está sepultada. A união de todos pelo bem comum é um compromisso de todos os brasileiros."
Em discurso no Congresso Nacional, na sessão de reabertura do ano legislativo

01.02.13
Gesto de humildade
"... Nenhuma instituição pode se achar perfeita ao ponto de prescindir de aperfeiçoamentos. Toda instituição precisa ser refeita diariamente. Só aqueles que têm a humildade de assimilar as críticas, que são permeáveis às depurações e admitem corrigir erros mantêm sua respeitabilidade. Aceitar críticas é um gesto de humildade e desejo de interagir com a sociedade. Assim teremos um legislativo forte..."
Em discurso no plenário como presidente eleito do Senado
