Conversa Pessoal
Ano VII - Número 82 - setembro - 2007

Acupuntura - Auriculoterapia Chinesa

 


Foto dos pontos auriculares

A analogia do feto se fundamenta na inervação do pavilhão auricular, pois este apresenta relação neurológica com os pares cranianos, fazendo o arco reflexo, órgão víscera, pavilhão auricular.


Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que possui valor como método diagnóstico e auxiliar nos tratamentos sintomáticos, potencializando muitos efeitos. A medicina chinesa procura ver o indivíduo como um todo e as disfunções observadas pelos estímulos em pontos reflexos na orelha ou no pavilhão auricular fornecem analgesia, harmonia de órgãos e vísceras (funções Zang Fu) e um tratamento em níveis físicos e mentais.


A orelha externa é um dos microssistemas do corpo humano, existem outras como por exemplo, as plantas dos pés (Reflexologia), as palmas das mãos, o crânio e também as regiões laterais da coluna vertebral. Os pontos auriculares integram um circuito formando uma teia de ligações dentro do córtex cerebral e esse estímulo acelera uma série de reflexos que provocam reações terapêuticas imediatas, temporárias ou definitivas.

No conceito do Neiching na Escola Chinesa, dos 12 meridianos de acupuntura sistêmica, seis tem relação direta com a orelha: Triplo Aquecedor (TA), Intestino Delgado (ID), Estômago (E), Vesícula Biliar (VB), Bexiga (B) e Circulação e Sexo (CS). E os outros seis estão relacionados indiretamente com a aurícula através dos meridianos de ligação e vasos maravilhosos: Intestino Grosso (IG), Pulmão (P), Coração (C), Rim (R), Fígado (F) e Baço Pâncreas (BP). Quando um órgão ou suas funções apresenta algum distúrbio, o local da área auricular sofre uma alteração pigmentar surgindo manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou secreções sebáceas. Estes são sinais característicos da existência de um desequilíbrio e, portanto, os pontos auriculares se tornam sensíveis ao toque ou à aplicação de agulhas.


Foto dos pontos auriculares

As reações normais e esperadas são: calor ( em 80% dos casos, bom sintoma); adormecimento (em percentagem menor,  sinal de êxito no tratamento); dor (em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se forte, profunda, de dentro para fora, às vezes em pontada ou fisgada); dor na orelha oposta ao tratamento; contraturas (indicativo de afecções do sistema nervoso); movimentos peristálticos (quando usados pontos da área gastrointestinal); sensação de algo passando sobre a pele; sangria espontânea (em pontos com excesso de Qi quando estimulados pela agulha, apresentando alívio imediato para o paciente).

As reações anormais ou inesperadas para uma pequena parte de pacientes são sensações ou efeitos colaterais de tontura, palidez, hipotensão e sudorese. As modificações de sensibilidade são hiperestesia (indicativa de enfermidade aguda ou subaguda) ou hipoestesia (indicativa de enfermidade crônica).

Em vista do que foi mencionado deseja-se que muitas pessoas tenham o conhecimento sobre esse método de tratamento terapêutico da acupuntura que pode usar sementes de mostarda, esferas de ouro, prata, aço e cristal.



Leia mais

Auriculoterapia Chinesa


Colaboração: Dra. Karen Boeschenstein – Fisioterapeuta e Especialista em Acupuntura. Contato: (61) 8484-2211 ou 8595-2410. Email: Kin46751@yahoo.com.br.

Metabolismo - Clínica de Atividade Física e Nutrição




Imagens: www.waterfisio.com.br


ATENÇÃO: a responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor, que escreve a título gratuito e sem qualquer remuneração, da mesma forma que não possui nenhum vínculo empregatício com o Senado Federal.



Endereço: Av. N2 - SEEP - Bloco 07 - Térreo - Prédio da Diretoria Executiva da Gráfica - 70165-900 – Brasília–DF
Telefone: 61 - 0800612210 - E-mail: pessoal@senado.gov.br