Conversa Pessoal
Ano VI - Número 66 - maio - 2006

A importância da atividade física na vida do idoso

Foto de idosas na bicicleta ergométrica

Devido ao aumento da população com idade superior a 60 anos, passou-se a exigir mais da tecnologia estética e da modernidade. O aumento do número de pesquisas direcionadas aos idosos possibilitou prever que no ano de 2025 o Brasil terá uma população com, aproximadamente 16 milhões de idosos, tornando-se o 6º país em quantidade em relação a essa população.

Um dos grandes responsáveis por esse crescimento significativo tem sido a conscientização e a prática de exercício físico, que traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações e às dificuldades adquiridas com o tempo.

A prática regular de exercícios físicos, além de melhorar fisicamente, possibilita um grande bem estar, estimulando a mente daqueles que tantas agressões sofreram com o tempo.

Contudo, existe uma grande dúvida em torno dessa total eficácia e, ainda, sobre os métodos utilizados para adquirir um objetivo e significado na vida. Será que os idosos são mesmo capazes de realizar determinados exercícios físicos, mesmo com todas as limitações que chegam com o decorrer da idade? Alguns sim!


Confira que outros benefícios a prática de atividade física pode trazer para os idosos.

Leia mais:

Exercício diminui risco de doenças cardíacas em idosos

Texto: Vanessa Rizzatti - Estagiária em Educação Física
Universidade Católica de Brasília - UCB


ATENÇÃO: a responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor, que  escreve a título gratuito e sem qualquer remuneração, da mesma forma que não possui nenhum vínculo empregatício com o Senado Federal.


 



Endereço: Av. N2 - SEEP - Bloco 07 - Térreo - Prédio da Diretoria Executiva da Gráfica - 70165-900 – Brasília–DF
Telefone: 61 - 0800612210 - E-mail: pessoal@senado.gov.br