Conversa Pessoal
Ano XI - Número 123 - Fevereiro - 2011

Qualidade de vida no trabalho e motivação




Imagem de homem no trabalho

Diante da globalização que gera mudanças intensas, clientes cada vez mais exigentes, busca incessante pela qualidade e produtividade, grande volume de informações, inovações tecnológicas e competitividade acirrada terão mais chances de sobreviver aquelas organizações que forem capazes de vislumbrar os seus recursos humanos como seres únicos, ímpares, dotados de diferenças e com necessidades diversas.

Na Era do Conhecimento que passou a constituir a principal vantagem estratégica competitiva, as empresas de vanguarda focam suas atenções nas pessoas, aquelas que realmente fazem a diferença e que detêm o conhecimento.

O sistema tradicional de Gestão de Pessoas não responde mais adequadamente às necessidades impostas às organizações do século 21 e nem aos anseios e às expectativas do profissional do terceiro milênio. Por isso a utilização de tecnologias, métodos e ferramentas de trabalho que atendam a nova demanda são de vital importância para o sucesso das organizações na atualidade.

A área de Gestão de Pessoas tem um papel vital nesse processo, pois ela é responsável por criar programas que mantenham os colaboradores energizados o tempo todo.

O enfoque da importância da tecnologia da Qualidade de Vida no Trabalho é fundamental no processo de motivação das pessoas dentro das organizações. Terão mais chances de sobreviver às empresas que estiverem voltadas a atender aos anseios, às expectativas e aos objetivos dos funcionários, compatibilizando-os com o alcance de resultados favoráveis para estas.

Cada vez mais as empresas perguntam-se: como é possível manter pessoas motivadas? A Qualidade de Vida no Trabalho constitui importante ferramenta na busca da satisfação das necessidades das pessoas.

Por outro lado, a qualidade de vida no trabalho é um conceito amplo que abrange tanto necessidades e expectativas pessoais como fatores situacionais ligados à tecnologia, às condições de trabalho, aos planos de carreira, às ações focadas em cargos e salários, ao sistema de recompensa, à avaliação de desempenho e ao potencial do profissional, entre outros. Contudo, não é possível implantar programas de qualidade sem que as pessoas estejam motivadas e engajadas no trabalho.

Como a motivação é preconizada por alguns autores como sendo uma dinâmica de caráter eminentemente interior, um importante ponto de partida é entender o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem.

Em circunstâncias nas quais as pessoas sentem-se realmente motivadas, a projeção da autoestima elevada faz da situação do trabalho um caminho para se chegar a níveis mais altos de satisfação e realização pessoal. Assim a Qualidade de Vida no Trabalho deve buscar entre outros aspectos a valorização profissional e, consequentemente, a melhoria da autoimagem de cada indivíduo.

Em suma, não há como abordar o tema Qualidade de Vida no Trabalho sem mencionar a motivação e a satisfação das necessidades dos funcionários que compõem a empresa, como aspectos preponderantes para a Qualidade de Vida dos profissionais no ambiente de trabalho. Diante de tantas turbulências, mudanças e incertezas que caracterizam o contexto atual das organizações, nos parece restar é o desafio da sobrevivência e as empresas que estiverem conscientes de que a competitividade requer produtividade com qualidade. Isso não significa que é suficiente apenas investir em tecnologias, mas também nas pessoas que trabalham na organização. Empresas com essa postura terão mais chances de sobreviver neste mercado.

Nunca foi tão importante identificar as necessidades e os anseios das pessoas e compatibilizá-los com sua atuação no trabalho. Conhecer o que realmente motiva as pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.


Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Capa/ - Por: Mônica Mello

Imagem
: www.clubedorh.com.br



ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).


 



Endereço: Av. N2 - SEEP - Bloco 07 - Térreo - Prédio da Diretoria Executiva da Gráfica - 70165-900 – Brasília–DF
Telefone: 61 - 0800612210 - E-mail: pessoal@senado.gov.br