OUVIDORIA DO SENADO FEDERAL


Na busca constante pela transparência e aproximação da sociedade com o Parlamento, a Ouvidoria do Senado Federal nasce como órgão para fortalecer o exercício da cidadania. Criada através do Ato da Comissão Diretora nº 05, de 2005, a Ouvidoria foi regulamentada e implantada em 2011, com o objetivo de receber e dar o tratamento adequado às sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios da sociedade sobre as atividades administrativas e legislativas do Senado. A ouvidoria também pode sugerir mudanças no âmbito institucional e o cidadão interessado sempre terá retorno sobre as suas comunicações.



Sua voz ecoa no Senado Federal!
O pleno exercício da cidadania começa com a sua participação.


Assista ao vídeo institucional da Ouvidoria do Senado Federal e saiba mais sobre a função do órgão e as formas de contato.


Produção: TV Senado



Ouvidoria do Senado divulga balanço das mensagens recebidas em 2012


TV Senado

Em 07/02/2013


Urnas da Ouvidoria são modernizadas

Foto: Beatriz França



A Ouvidoria do Senado informa que já estão disponíveis na Casa as novas urnas para coleta de mensagens. As urnas foram modernizadas e aprimoradas para facilitar ainda mais o contato de visitantes e servidores que quiserem registrar suas sugestões, reclamações, elogios e denúncias relacionadas às atividades legislativas e administrativas do Senado.


Os novos pontos para coleta de mensagens são:

- Entrada principal do Senado (Anexo I)

- Entrada do Senado via N2 (Anexo II)


- Corredor das Comissões


- SAMS – Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado


*Posteriormente outras urnas serão instaladas e terão seus locais divulgados.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 05/02/2013


Segunda Edição do Boletim da Ouvidoria é Publicada

A Ouvidoria do Senado Federal publicou a segunda edição de seu Boletim, especial em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do órgão. A publicação traz as principais informações referentes à Ouvidoria, números e dados estatísticos extraídos de seu relatório analítico. O Boletim encontra-se disponível neste site, no item Publicações.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 19/10/2012


Audiência Pública no Senado debate atuação de Ouvidorias





Divulgado relatório com dados do 1º semestre de 2012

A Ouvidoria do Senado divulgou Relatório de suas atividades, referente ao período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2012. O documento apresenta os dados estatísticos do órgão, coletados a partir do sistema de gestão de informação utilizado para gerenciamento das mensagens recepcionadas na Ouvidoria (Gabflow).


Na elaboração do relatório foram feitas estatísticas a respeito do perfil dos cidadãos, como por exemplo por Gênero, Faixa Etária, Escolaridade e Naturalidade, e também com relação ao conteúdo das mensagens. Neste caso, analisou-se o tipo de abordagem das manifestações (Solicitação, Reclamação, Críticas, Elogio, Denúncia e Sugestão), temas e assuntos.


Ao todo, foram registradas 1.764 mensagens recebidas durante o primeiro semestre de 2012. O relatório também identifica a quantidade de mensagens recebidas mês a mês. A maior incidência de mensagens foi registrada no mês de fevereiro (28%), por conta da grande quantidade de manifestações a respeito do Concurso do Senado. Isso refletiu no gráfico de Temas e Assuntos, que apontou o tema Gestão Administrativa e o assunto Concurso do Senado como os mais abordados pelos cidadãos na Ouvidoria, seguido de Atuação Parlamentar Geral e Reforma do Código Penal.


Ressalta-se, ainda, que na soma geral das mensagens recebidas no primeiro período 2012, a Ouvidoria registrou 360 manifestações classificadas dentro do Tema Fora da Competência, referentes à atuação de outros órgãos da administração pública, tendo se destacado assuntos de competência do Poder Executivo Federal. Nesses casos, as respostas aos cidadãos esclarecem a função da Ouvidoria do Senado e também orientam sobre o local ao qual se dirigir para resolver a questão.


O Relatório Estatístico do 1º Semestre de 2012 pode ser acessado através do item “Publicações” na página da Ouvidoria (www.senado.gov.br/ouvidoria), onde também estão disponíveis os relatórios passados, ou através do link direto http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria/Relatorio-primeiro-semestre-2012-da-Ouvidoria.pdf


Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 20/07/2012


Assinado acordo para integrar as ouvidorias do Senado, Câmara e TCU





TV Senado

Em 24/05/2012


Ouvidoria contribui para a transparência do Senado

O Presidente do Senado, José Sarney, apontou três importantes ações de 2011 que contribuíram para transparência da Casa. A criação da Ouvidoria do Senado foi citada, ao lado da aprovação da comissão da verdade, que apura os casos de violações dos direitos humanos na época da ditadura, e da lei de acesso à informação, que regulamenta a consulta de documentos públicos.

O discurso foi feito no dia 14 de março, durante o lançamento, em plenário, do Relatório da Presidência 2011. O relatório apresenta as atividades do ano que passou, com as principais realizações legislativas da Casa e do Congresso, além de apresentar todas as matérias aprovadas no Senado em 2011, como por exemplo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 114/11 que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 121/07, que trata da regulamentação da Emenda 29, sobre percentuais a serem investidos na saúde, e o projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11). Todos esses temas também repercutiram na Ouvidoria, através da manifestação dos cidadãos.

“O Senado contribuiu com a transparência em 2011 ao criar a Ouvidoria do Senado, aprovar a Lei de Acesso e a Comissão da Verdade (...). O relatório reflete as discussões de grandes temas nacionais, sempre na busca de solução adequada para os desafios da nação, e que foram objetos de nossas discussões no ano que passou”, afirma o presidente da Casa, José Sarney.

A versão virtual do Relatório pode ser conferida no site do Senado: http://bit.ly/relatorio2011.

Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 15/03/2012


Ouvidoria do Senado ganha novas instalações

Foto: Jorge Cardoso

Implantada em 2011, a Ouvidoria do Senado iniciou o ano legislativo em novo ambiente. Agora instalada no térreo do Anexo II do Senado, a sala da Ouvidoria tem entrada no corredor de passagem, onde é grande o fluxo de pessoas, e segue os padrões de acessibilidade.

O Ouvidor-Geral do Senado, Senador Flexa Ribeiro, tem espaço próprio para despachar as demandas da Ouvidoria, fazer reuniões e receber as manifestações, entre sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias, dando o encaminhamento necessário, e respondendo a todos em no máximo 30 dias úteis.

O ambiente também recebe exposição de quadros da artista Eusanete Sant’anna. As obras colaboram para tornar o espaço agradável e atrativo para o atendimento ao cidadão.

Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 15/03/2012



Ouvidoria do Senado completa 7 meses



Em 6 meses, ouvidoria recebeu mais de 1.500 manifestações

Notícias do Senado Federal



Ouvidoria do Senado fecha semestre com saldo positivo de participação dos cidadãos



(Parte II)



Atuação de Ouvidorias como instrumento de gestão e controle social é tema de encontro

Foto: Beatriz França


A atuação das Ouvidorias como instrumento de gestão e controle social foi tema do II Encontro de Ouvidorias Públicas do Estado do Pará, ocorrido no último dia 11 de novembro na cidade de Belém. Ouvidores e representantes de Ouvidorias de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se reuniram com o objetivo de trocar experiências, repassar conhecimento e contribuir para a integração entre as ouvidorias, em benefício do cidadão.

O Ouvidor-Geral do Senado Federal, Senador Flexa Ribeiro, foi convidado a falar sobre “A importância das Ouvidorias no Legislativo e a experiência da Ouvidoria do Senado”. Em sua explanação, o Ouvidor destacou a participação da sociedade nos primeiros meses de funcionamento do órgão, e apresentou dados que, embora contando com apenas poucos meses de atuação, são considerados positivos, tais como a trajetória ascendente da Ouvidoria, em termos de demanda.

O Senador fez um paralelo entre Ouvidorias e instrumentos como o Procon e os SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor). “Se as Ouvidorias públicas procuram estabelecer uma relação direta e ágil, livre de burocracias, entre o cidadão e o ente público, os SACs e Procons empenham-se em solucionar os problemas decorrentes das relações de troca. Todas vêm conquistando a simpatia e a adesão dos brasileiros de todos os pontos do país”, comentou o Ouvidor do Senado.

Ao citar as Ouvidorias como ferramenta de fomento ao exercício da cidadania, Flexa Ribeiro afirma que são perceptíveis aos cidadãos as transformações e melhorias decorrentes dos trabalhos das Ouvidorias. No caso da Ouvidoria do Senado, ele esclarece que funciona como canal para que os parlamentares e a administração da Casa possam conhecer, sem filtros, exatamente o que pensa e espera o cidadão e contribuinte brasileiro.

Durante a programação do evento, a Ouvidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Eliana Pinto, fez referência da ouvidoria como um reflexo da democracia participativa e a apontou como um dos fatores possíveis de solução de problemas de gestão pública no país.

A coordenadora da Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Fórum Ouve Pará, Andréa Nunes, destacou que as ouvidorias públicas contribuem para a consolidação da democracia e reforçam a garantia e o respeito aos direitos do cidadão. “Hoje as instituições estão se reorganizando e mudando suas relações com a sociedade", explica.

Outros subtemas foram abordados no encontro, tais como a criação de uma Ouvidoria-Geral do Pará, que está entre os sete estados brasileiros que ainda não possuem uma ouvidoria-geral. "Nosso Estado deve ter a sua ouvidoria e, no caso da Sudam, por sermos um órgão de atuação regional, vamos articular para que isso se repita em todos os Estados da Amazônia", informa Daniel Granhen, Ouvidor da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Na ocasião, também estiveram presentes Maria Helena Muniz, representando a Ouvidoria do Ministério Público, Alex Sandro Feil, da Aneel, Ligia Garcia, coordenadora da Gespública, Miguel Fortunato, Diretor-Geral da Arcon – PA e Ricardo Garcia França, Ouvidor-Geral da União – substituto. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e foi promovido pelo Fórum Estadual de Ouvidorias, o Ouve Pará, que agrega 44 órgãos públicos sediados no Estado, entre federais, estaduais e municipais.

Assessoria de Comunicação - Ouvidoria do Senado Federal

Em 16/11/2011



Ouvidor fala sobre os primeiros meses de funcionamento da Ouvidoria do Senado (parte I)



Ouvidor fala sobre os primeiros meses de funcionamento da Ouvidoria do Senado(parte II)



Número de mensagens à Ouvidoria do Senado cresce 276% em agosto

Foto: CRÉDITO-FOTO


A quantidade de mensagens recebidas pela Ouvidoria do Senado foi quase três vezes maior em agosto que em julho, primeiro mês inteiro de funcionamento. Os dados estão em relatório divulgado nesta terça-feira (20). O tema mais abordado pelos cidadãos desde a instalação da ouvidoria, em 28 de junho, é a atuação parlamentar, assunto de 31,7% das mensagens.

Para o ouvidor-geral do Senado, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o aumento de 276,5% na quantidade de mensagens recebidas mostra que a tendência é o crescimento expressivo nos próximos meses. O senador acredita que o segundo semestre de 2011 será marcado pela discussão de grandes temas. Entre as proposições que estão sendo discutidas estão as da reforma política e o PLC 30/2011, do novo Código Florestal.

- É essa consciência da importância da participação dos cidadãos que eu quero incentivar nesses dois anos que estarei à frente da Ouvidoria do Senado Federal - afirmou.

Além dos 31,7% de mensagens sobre a atuação dos parlamentares, a ouvidoria recebeu muitas manifestações sobre assuntos relacionados à gestão administrativa, que incluem dúvidas sobre concurso público e solicitações de publicações, por exemplo. Essas mensagens somaram 29,3% do total. Em seguida, aparecem os temas previdência e trabalho, com 6,2% e 2,7%, respectivamente.

As reclamações ainda são o motivo da maior parte das mensagens. Elas representam 39,8% do total, seguidas por solicitações (29,3%), sugestões (12,5%), críticas (8,4%), elogios (5,7%) e denúncias (4,3%).

Regiões

A Região Sudeste é responsável pela maior parte das mensagens, com 45,5% do total, contra 4,9% da Região Norte, região com o menor número de mensagens à ouvidoria.Na divisão por unidade da federação, o estado de São Paulo foi o que mais se manifestou, com 31,7% do total de mensagens. De acordo com o relatório divulgado pela ouvidoria, os homens são maioria entre os cidadãos que se manifestam: 73,4% das mensagens foram enviadas por eles. Quanto à escolaridade, a maioria tem ensino médio (37,1%) e ensino superior (32,8%) completos.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Senado recebe mensagens de todo o Brasil sobre os mais variados assuntos relacionados às atividades legislativas e administrativas da Casa. O prazo para resposta é de até 30 dias úteis e as mensagens podem se transformar em audiências públicas, seminários, sugestões para projetos e em ações voltadas ao aprimoramento dos serviços do Senado.

Para se manifestar, o cidadão pode acessar o Portal da Ouvidoria na internet em www.senado.gov.br/ouvidoria; enviar carta (Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo II, Bloco A, Térreo. Brasília - DF. CEP 70165-900); preencher formulários disponíveis nos corredores do Senado ou telefonar para o serviço Alô Senado e escolher a opção "Fale com a Ouvidoria". O número é 0800 612211.

Agência Senado. Em 20/09/2011



Ouvidoria do Senado recebe visita do Ouvidor do TCU

Foto: Beatriz França

O Ouvidor da Tribunal de Contas da União – TCU, Eduardo Duailibe, visitou as instalações da Ouvidoria do Senado Federal com a assessora Márcia Bittencourt e a auditora Mônica de Lima Macedo, no dia 30 de agosto. Durante a visita de cortesia, as equipes dos dois órgãos do poder legislativo trocaram experiências e discutiram acerca do funcionamento das ouvidorias públicas.

Para a coordenadora da Ouvidoria do Senado, Regina Fontes, a conversa foi de grande valia, pois foram identificadas semelhanças nos trabalhos desempenhados e objetivos em comum, visando a satisfação no atendimento da demanda dos cidadãos que procuram as Ouvidorias. Na ocasião, foi levantada a possibilidade de se firmar um acordo de cooperação entre os dois órgãos, para desburocratizar a transferência de informações entre as Ouvidorias e facilitar a comunicação do cidadão.

A Ouvidoria do TCU funciona desde 2004 e recebe solicitações e mensagens a respeito da atuação de agentes públicos que administram recursos públicos federais e a indícios de irregularidades na utilização desses recursos. O cidadão pode se manifestar na Ouvidoria do TCU através do site http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/ouvidoria/sobre_ouvidoria .

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ouvidoria do Senado Federal - em 30/08/2011



Conheça a localização das urnas da Ouvidoria no Senado

Foto: Beatriz França


A Ouvidoria do Senado disponibilizou urnas de coleta para facilitar a comunicação de servidores e visitantes. Basta preencher o formulário da Ouvidoria e depositar a manifestação em uma das urnas.

A localização das urnas foi pensada levando-se em consideração o fluxo de pessoas e a acessibilidade. Os pontos são os seguintes:

– Entrada principal do Senado (Anexo I)

– Entrada do Senado, via N2 (Anexo II)

– Corredor das Comissões

Outras urnas serão disponibilizadas posteriormente pela Ouvidoria e suas localizações também serão divulgadas.

Instalada recentemente, a Ouvidoria do Senado é responsável por receber e dar encaminhamento às sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias relacionadas ao Senado Federal. Todas as mensagens serão registradas no sistema da Ouvidoria e respondidas no prazo máximo de 30 dias úteis.

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria do Senado Federal - Em 12/08/2011



Ouvidoria faz balanço do primeiro mês de atividades

Foto: senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA)


Mensagens na categoria "reclamações" predominaram no balanço das comunicações recebidas pela Ouvidoria do Senado em julho, seu primeiro mês de atividades. Elas correspondem a 26,96% das 101 mensagens recepcionadas pelos diversos canais. A maioria se enquadra no assunto 'processo legislativo', entre elas mensagens em que cidadãos comentam e questionam, por exemplo, a interrupção dos trabalhos legislativos durante o recesso parlamentar.

Para o ouvidor, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), não surpreende que a maioria das mensagens recebidas seja classificada como reclamações. Segundo ele, como as demais instituições da República, o Legislativo requer aperfeiçoamentos.

- As reclamações e as críticas construtivas são válidas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos por esta Casa à população, e nós precisamos delas - afirmou Flexa Ribeiro.

Segurança pública

As mensagens dentro do assunto 'processo legislativo' incluem abordagens sobre projetos de lei em tramitação na Casa, para apoio ou crítica. Foram citados, entre outros, projetos na área de segurança pública, a exemplo de proposta destinada a agravar o regime de cumprimento de pena pela prática de crime hediondo (PLS 90/11), do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Há ainda registros sobre a proposta de emenda constitucional (PEC 20/99), liderada pelo então senador José Roberto Arruda, que pretende reduzir para 16 anos a idade para imputabilidade penal.

- Isso nos mostra que o brasileiro está interessado em conhecer o processo legislativo, acompanhar a tramitação dos projetos, cobrar celeridade e sugerir ideias para novos projetos. O cidadão está cada vez mais participante - comenta Flexa Ribeiro.

Concurso

Pela ordem, considerando as categorias, após às reclamações vieram as sugestões (20,22%), críticas (19,10%), solicitações (17,97%), elogios (12,35%) e denúncias (3,37%). Quanto aos assuntos, o concurso para o Senado foi um dos temas que despertaram interesse, com sugestões e solicitações de informações sobre a futura seleção para provimentos de cargos.

Por meio da Ouvidoria, qualquer cidadão pode registrar críticas, sugestões, reclamações, elogios e denúncias relacionadas às atividades do Senado. Pode, por exemplo, criticar a demora para aprovação de projetos, sugerir assuntos aos senadores para projetos de lei, denunciar irregularidades, elogiar boas iniciativas do Senado ou de senadores, ou mesmo reclamar dos serviços prestados pela Casa. Embora seja assegurada a privacidade dos cidadãos, não são admitidas manifestações anônimas, ou seja, a pessoa tem que se identificar ao entrar em contato com a Ouvidoria.

Todas as mensagens são respondidas ao cidadão dentro do prazo de 30 dias úteis e podem se transformar em audiências públicas, seminários, sugestões para projetos e em ações voltadas ao aprimoramento dos serviços do Senado.

Da Redação / Agência Senado - Em 05/08/2011



Conheça as demandas da Ouvidoria do Senado no mês de julho

Instalada em 28 de junho de 2011, a Ouvidoria do Senado Federal, responsável por registrar, encaminhar e responder as mensagens dos cidadãos brasileiros relativas aos trabalhos administrativos e legislativos da Casa, completou um mês de funcionamento. O novo órgão tem se mostrado um eficiente canal de aproximação da sociedade com o Senado Federal.

Veja o levantamento das demandas da Ouvidoria no mês de julho.

PRINCIPAIS ASSUNTOS TRATADOS

Ouvidoria: cidadãos se manifestam favoravelmente à criação da Ouvidoria do Senado e elogiam o novo canal direto de comunicação com a Casa.

Processo Legislativo: cidadãos se manifestam sobre a tramitação de proposições legislativas e sobre o regimento interno do Senado.

Atuação parlamentar: cidadãos fazem solicitações, críticas e sugestões sobre fatos relacionados aos senadores.

Concurso do Senado: cidadãos dão sugestões e solicitam informações sobre o concurso público para provimentos de cargos do Senado Federal.

Administração do Senado: cidadãos questionam ou pedem informações sobre os serviços administrativos da Casa.

Recesso Parlamentar: cidadãos comentam ou questionam a interrupção dos processos legislativos durante recesso parlamentar.

 

CATEGORIAS DE MENSAGENS RECEBIDAS

Reclamações: 26,96%

Sugestões: 20,22%

Críticas: 19,10%

Solicitações: 17,97%

Elogios: 12,35%

Denúncias: 3,37%

 

• FORMA DE CONTATO MAIS UTILIZADA PELO CIDADÃO

Portal da Ouvidoria na internet: www.senado.gov.br/ouvidoria

Seguem abaixo as outras ferramentas disponibilizadas para registros de mensagem na Ouvidoria.

- Carta (Senado Federal - Anexo II – Biblioteca – térreo - Sala da Ouvidoria);

- Alô Senado 0800 612211, escolha a opção “Fale com a Ouvidoria”;

- Preenchimento de formulários distribuídos pela Ouvidoria.



Assessoria de Comunicação da Ouvidoria do Senado Federal

Em 02/08/2011



Ouvidor do Senado em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado (parte I)



Ouvidor do Senado em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado (parte II)



Cerimônia marca instalação da Ouvidoria

Foto: Cadu Gomes


A Ouvidoria do Senado Federal foi oficialmente instalada no último dia 28 de junho, em cerimônia formal ocorrida na sala de Audiências da Presidência do Senado Federal. O Presidente da Casa, José Sarney, juntamente com o Ouvidor-Geral do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), inauguraram o novo canal de comunicação do Senado com a sociedade, que iniciou o recebimento das comunicações dos cidadãos na mesma data.

Também estiveram presentes o 1º Secretário do Senado, Senador Cícero Lucena; Senador Valdir Haupp; Senador João Alberto de Souza; Secretária Geral da Mesa, Cláudia Lyra; Diretora Geral do Senado, Doris Marize Peixoto; Ouvidor do Tribunal de Contas da União, Senhor Eduardo Duailibe Murici; Ouvidora da Agência Brasileira de Inteligência, Senhora Olívia Leite Vieira; Ouvidor da Controladoria Geral da União, Senhor José Eduardo Elias Romão; Ombudsman da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Senhora Eliane Pinto e a Secretária da Central do Cidadão e Atendimento do Supremo Tribunal Federal, Senhora Mariza de Souza Alonso.

Em seu discurso, o Presidente José Sarney afirmou que a Ouvidoria será um novo instrumento de transparência à disposição dos brasileiros, e também à disposição do Senado, que saberá o que o povo está pensando sobre as atividades legislativas e administrativas da Casa. “Esse é um passo muito importante, pois está alongando e completando o sistema iniciado pelo Senado, de interação com o país, que já conta com o Portal da transparência, o Alô Senado e agora a Ouvidoria”, disse o presidente. Sarney afirmou que a prestação de informações, esclarecimento e respostas é uma obrigação dos órgãos públicos para com a sociedade. Ao lembrar a história das ouvidorias no Brasil, o presidente citou frase do Marques de Pombal e sugeriu ao novo Ouvidor-Geral do Senado que “ouça os presentes e também os ausentes”.

O Ouvidor-Geral, Senador Flexa Ribeiro, destacou o fato de ser o primeiro a ocupar o cargo, com a missão de despertar no cidadão o sentimento de credibilidade, transparência e celeridade no tratamento das manifestações. “Considero que o direito à prestação de serviços de qualidade e a ampliação dos mecanismos de transparência devem ser incentivados, para defesa do cidadão e aperfeiçoamento do processo democrático, e a Ouvidoria veio cumprir esse papel”, afirma o Ouvidor, que espera intensa participação popular com o novo órgão.

Durante a cerimônia, um vídeo institucional da Ouvidoria foi apresentado, de produção da TV Senado. O vídeo, que explica a função do novo órgão, apresenta a estrutura da Ouvidoria e as formas de contato, ficará disponível na página da Ouvidoria na internet.

Assessoria de Comunicação da Ouvidoria do Senado Federal

Em 29/06/2001



Ouvidoria do Senado terá trinta dias para responder ao cidadão



Senado inaugura Ouvidoria dia 28 de junho

Notícias do Senado Federal



Ouvidoria do Senado terá prazo de 30 dias para responder população

Notícias do Senado Federal



Sarney indica Flexa Ribeiro para Ouvidoria e cinco integrantes da Procuradoria Parlamentar

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) agora é o ouvidor-geral do Senado. Ele foi escolhido nesta terça-feira (26.04) pelo presidente da Casa, José Sarney, e terá um mandato de dois anos. A indicação do titular da Ouvidoria do Senado dispensa a aprovação do Plenário. Já nomeado, Flexa Ribeiro deverá ouvir reclamações, sugestões, denúncias e elogios da sociedade sobre as atividades da instituição.

Além disso, o ouvidor deverá sugerir mudanças que permitam o controle social do Senado, tendo também a missão de responder aos encaminhamentos enviados a ele pela sociedade.

Fonte: Agência Senado



Flexa Ribeiro definido como Ouvidor-Geral do Senado

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) agora é o ouvidor-geral do Senado. Ele foi escolhido no dia 26 de abril de 2011 pelo presidente da Casa, José Sarney, e terá um mandato de dois anos, renovável por igual período. A indicação do titular da Ouvidoria do Senado dispensa a aprovação do Plenário. Já nomeado, Flexa Ribeiro deverá ouvir reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informações da sociedade sobre as atividades da instituição. Além disso, o ouvidor deverá sugerir mudanças que permitam o controle social do Senado, tendo também a missão de responder aos encaminhamentos enviados a ele pela sociedade.

Segundo Flexa Ribeiro, a nova função dentro do Senado será um desafio. "Vamos conversar com servidores da Casa que já fazem um trabalho nesse sentido, através do site do Senado e da TV e Rádio Senado. Mas pretendemos ampliar, pois agora existe um órgão dentro do Senado que será uma caixa de ressonância dos anseios da sociedade em relação ao Senado", disse Flexa.



Ouvidor-Geral do Senado pretende ampliar interação com a sociedade

Adepto das chamadas mídias sociais desde 2009, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), escolhido para ser Ouvidor-Geral do Senado pretende expandir o acesso e facilitar uma comunicação direta entre o Senado Federal e a população em geral. "Sei que hoje muitas pessoas querem se comunicar diretamente com os seus senadores e com o Senado, e isso já acontece. Nós vamos aprofundar as ferramentas que temos à nossa disposição e que ainda não são usadas, além de fortalecer e aprimorar as tradicionais", disse o parlamentar.

A ampliação do acesso a esses canais é um reforço ao atual empenho da Presidência do Senado no sentido de garantir maior participaçãopopular e interatividade no processo legislativo.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141