Palestrantes



Benilton Bezerra:

Possui graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto no Insituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do PEPAS (Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (IMS/UERJ) e membro da direção do Instituto Franco Basaglia no Rio de Janeiro. Membro da direção da ONG Casa da Árvore. Participa como pesquisador do projeto de cooperação intercultural Brasil/Alemanha PROBRAL (CAPES/DAAD) sobre o tema: "O sujeito cerebral: impacto das neurociências na sociedade contemporânea". Tem experiência na área de Psicanálise, Psiquiatria e Saúde Coletiva, atuando no momento com os seguintes temas: neurociências, psiquiatria e psicopatologia; psicanálise e cultura; teorias da subjetividade, história dos processos de subjetivação, ética e clínica em saúde mental, reforma psiquiátrica no Brasil.

Francisco Carlos Teixeira:

É historiador do contemporâneo e professor na UFRJ.
Fez mestrado em História do Brasil pela UFF-Rio, Magister in Geschichtewissenschaft (Freie Universität, Berlin, 1983), doutorado em História Social pela Universidade de Berlin/UFF e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Berlin e USP.
É professor titular de História Moderna e Contemporânea, da Universidade do Brasil/UFRJ, desde 1993.
É autor de vários trabalhos de História Social no Brasil, como História Geral do Brasil; Domínios da História; Mundo Rural e Política; História e Imagem. Foi organizador das obras O Brasil na Segunda Guerra Mundial; Terrorismo na América do Sul e Relações Brasil-Estados Unidos.
É professor-conferencista da Escola Superior de Guerra e da Escola de Guerra Naval. Articulista do Jornal das Dez, GloboNews e consultor de várias empresas na área de relações internacionais.

Auterives Maciel:

É mestre em Filosofia pela UERJ, doutor em teoria psicanalítica pela UFRJ.
Leciona no Departamento de Psicologia da PUC-Rio e é professor do mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
É autor dos livros Os Pré-socráticos. A invenção da razão e Polifonias: clínica, subjetividade e criação".
Leciona também em diversas instituições do Rio de Janeiro e é professor da Casa do Saber.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900