BRASIL 2012

O Parlamento brasileiro sempre refletiu o que havia de mais avançado em matéria de pensamento na sociedade de seu tempo. Assim, as ideias que traziam os membros da Assembleia Constituinte e Legislativa de 1823 tratavam de liberdade de imprensa quando não existia a imprensa, discutiam-se os predicamentos da magistratura quando não tínhamos magistratura, deliberava-se que ninguém poderia ser preso senão em flagrante delito quando o canhão estava à porta. José Bonifácio tratava dos problemas do índio e do negro. Essa a matéria fundadora que sempre inspirou o Senado Federal.

Neste começo de milênio, passamos por uma violenta transformação tecnológica que mudou a forma de nos comunicarmos. Mas outras vertentes do pensamento humano estão em constante transformação: a física, com a exploração da matéria e do infinito; a biologia, com o controle das estruturas que definem as espécies e a abertura de fronteiras inesperadas na área de saúde; a economia, com a ressurreição do estado de bem-estar social e a necessidade de controle das atividades financeiras; o meio-ambiente, com a questão da sobrevivência da humanidade; a democracia, com a abertura para novas formas de política que dispensam a representação para retomar suas origens.

Temas como esses devem fazer parte da reflexão do Senado Federal. Para isso, vamos convocar grandes figuras da cultura universal e iniciar diálogos que possam alargar nossos horizontes e abrir os cenários do nosso futuro.

Presidente do Senado Federal
Brasil: Construção permanente, Auditório Interlegis Auditório Interlegis link para arquivo em PDF Palestra Ao vivo