E-book O legislativo brasileiro
/Pesquisas de Opinião
Imprimir Compartilhe no Twitter

09/05/2013
Brasileiros aprovam PEC das domésticas e medidas de economia e transparência adotadas pelo Senado

 

O DataSenado, serviço do Senado Federal responsável pelo monitoramento da opinião pública, realizou pesquisa com 1.222 entrevistas, entre os dias 16 e 30 de abril, para conhecer a opinião dos brasileiros sobre a emenda constitucional 72, de 2013, conhecida como PEC das domésticas, e a aceitação popular das medidas adotadas pelo Senado para gerar economia de gastos e fortalecer a transparência. A pesquisa tem abrangência nacional, e margem de erro de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos.

Novos direitos das domésticas são bem recebidos e contam com 81% de aprovação

A pesquisa revelou que mais de 95% da população brasileira sabe da promulgação da PEC das Domésticas. Dentre esses, 8 em cada 10 aprovam a medida que beneficiou mais de 7 milhões de trabalhadores, estendendo os direitos dos trabalhadores formais àqueles que exercem sua profissão nos lares. Os resultados demonstram que o assunto, de grande impacto social, despertou o interesse dos brasileiros e foi largamente difundido.

Apesar da aprovação majoritária sobre os novos direitos dos trabalhadores domésticos, ainda há dúvidas, por exemplo, quanto ao seguro contra acidentes de trabalho (63%) e ao pagamento de horas extras (59%), direitos agora garantidos.

Medidas de economia e transparência do Senado chegam a 90% de aprovação

A pesquisa investigou também a opinião nacional sobre medidas adotadas pela nova Mesa Diretora do Senado para gerar economia na Instituição e fortalecer a transparência. A média de aprovação, pela população, das medidas administrativas abordadas pela equipe de pesquisadores foi de 81%. Dentre os temas pesquisados, estão: a redução de gastos com contratos de terceirização, o corte de cargos de chefia, a criação do Conselho de Transparência com participação de membros da sociedade civil, e a transferência de médicos do Senado para atender a população em hospitais públicos..

O quadro abaixo resume as principais medidas, com seu respectivo nível de aprovação:


Iniciativa da Mesa Diretora

Nível de aprovação

Criação do Conselho de Transparência

90%

Transferência dos médicos do Senado para hospitais públicos

89%

Redução de gastos com contratos

85%

Corte de 500 cargos de chefia

83%


Outras Informações:
Secretaria de Transparência
Subecretaria de Pesquisa e Opinião - DataSenado

(061) 3303 1211
datasenado@senado.leg.br
www.senado.leg.br/datasenado

 

Alô Senado Senado na mídia Alô Senado
STRANS - COORDENAÇÃO DE CONTROLE SOCIAL | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900