Portal O Senado
Sobre a Biblioteca
Biblioteca Acadêmico
Luiz Viana Filho


Senado Federal
Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso
Anexo II, Térreo
Brasília - DF
Brasil
70165-900

E-mail:
biblioteca@senado.leg.br

Telefones:
+55 (61) 3303-1267
+55 (61) 3303-1268


Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira
(exceto feriados).
Usuário interno: Das 8h30 às 18h30.
Usuário externo: Das 9h às 14h.


Acesso rápido:
Novas aquisições Sumário de revistas Pergunte ao bibliotecário

Missão

      Fornecer o suporte informacional necessário às atividades desenvolvidas no âmbito do Senado Federal e do Congresso Nacional.

Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal no Rio de Janeiro

Histórico

      A Biblioteca do Senado Federal foi criada em 18 de maio de 1826. À época, o Senado Federal chamava-se "Câmara dos Senadores do Império do Brasil" e a biblioteca, "Livraria do Senado". A iniciativa de criar a Biblioteca partiu do Barão de Cairú, membro da Comissão de Legislação, que demonstrou ao primeiro Presidente do Senado Federal, Visconde de Santo Amaro, a necessidade de aquisição de publicações para auxiliar os senadores nos trabalhos legislativos. A Biblioteca foi instalada em uma das salas do pavimento superior do sobrado próximo ao antigo Palácio Conde dos Arcos, situado no Campo de Sant'Anna, no Rio de Janeiro. Mudou-se diversas vezes de local dentro do mesmo prédio. Em 1884, o acervo foi novamente transferido, dessa vez para um edifício recém-construído. Em 1898, por determinação do Presidente do Senado Federal Manoel Victorino Pereira a biblioteca passou a funcionar em um novo salão, o que ocasionou aumento no número de visitantes. Naquele mesmo ano, foi publicado o primeiro Catálogo da Biblioteca do Senado, elaborado sob a direção de R. Vila-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional, requisitado para essa finalidade. A Biblioteca permaneceu naquele local até a transferência do Senado Federal para o Palácio Monroe, em 1924. Com a mudança da capital da República, em 1960, a Biblioteca foi transferida, em 1961, para o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.


Primeira sala da Biblioteca do Senado Federal no Palácio Conde dos Arcos

      Em 1968, na Presidência do Senador Gilberto Marinho, foi reconhecido no Senado Federal o direito de apenas os bacharéis em biblioteconomia exercerem a chefia da Biblioteca, direito que havia sido outorgado pela Lei 4.084, de 30 de junho de 1962. Foi nomeada então a bibliotecária Adélia Leite Coelho para o cargo.


      A partir de 1972, a Biblioteca do Senado Federal, em parceria com o Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal - Prodasen iniciou a automação do seu acervo, originando a Rede Sabi, uma das primeiras redes brasileiras de bibliotecas. No mesmo ano, foi criada a Secretaria de Documentação e Informação, objetivando o tratamento das informações legislativas e bibliográficas. A Secretaria era composta das Subsecretarias de Biblioteca, Arquivo, Anais, Edições Técnicas e Análise. Esta última era antes a Seção de Referência Legislativa da Biblioteca.


Estantes do acervo geral

      No ano de 1979, sob a presidência do Senador Luiz Viana Filho, as instalações da Biblioteca foram ampliadas e melhoradas, passando a denominar-se "Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho". Em 1986, por solicitação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict, a Biblioteca do Senado Federal assumiu a responsabilidade pela edição regular da Bibliografia Brasileira de Direito. Publicada inicialmente em papel, teve a sua primeira versão em CD-ROM, em 1996. Atualmente, está disponível apenas na versão virtual.


      Em 12 de março de 1997, foi lançada a página da Biblioteca na Internet, disponibilizando o seu catálogo geral, incluindo livros, revistas, recortes de jornais e obras raras. Em abril de 1999, a biblioteca passou a ocupar uma área de 3250 m², com salas privativas para senadores e consultores, assessores e diretores; auditório com capacidade para 60 pessoas, além de outras melhorias. Em 1999, a Comissão Diretora, sob a Presidência do Senador Antônio Carlos Magalhães, aprovou a aquisição e a implantação de um novo sistema de gerenciamento automatizado de informações para a Biblioteca do Senado Federal, substituindo o antigo sistema SABI, desenvolvido pelo Prodasen em 1972.


Entrada da Biblioteca

      Em dezembro de 2000, foi instalada a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI com uma plataforma de gerenciamento de informações, utilizando um novo sistema que adotava o formato bibliográfico internacional, usado pelas maiores bibliotecas do mundo.


      A partir de 2001, a Biblioteca passou a disponibilizar no seu sítio eletrônico, a Coleção Virtual da Biblioteca, baseada em projetos já utilizados em bibliotecas parlamentares de outros países, oferecendo o texto completo digitalizado de várias obras de domínio público, litogravuras da Coleção de Obras Raras e o acesso a diversas bases de dados de assuntos relacionados aos interesses do Senado Federal.


Salão de leitura

      Em 2007, foi criada a Biblioteca Digital do Senado Federal - BDSF, com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo. A Biblioteca do Senado Federal gerencia a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI.


Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141