O acervo da Biblioteca do Senado Federal é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe especializada de bibliotecários está preparada para atender aos usuários, orientando-os na busca e recuperação de informações, tanto nas bases de dados da Biblioteca ou em outras fontes de informação. O atendimento é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail e direcionado prioritariamente aos senadores e servidores que trabalham com o processo legislativo.
As bases de dados da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI estão disponíveis para consulta na página da Biblioteca na Internet.
O empréstimo domiciliar é facultado aos senadores, deputados federais, servidores e estagiários do Senado Federal, bibliotecas conveniadas do Distrito Federal e alunos da Universidade do Legislativo (UNILEGIS), de acordo com o Regimento interno da Biblioteca.
Para a retirada de obras por empréstimo, o usuário deverá estar cadastrado na Biblioteca do Senado Federal e manter atualizado seus dados pessoais. A reserva de publicações emprestadas pode ser feita no balcão de atendimento ou na página da Biblioteca na Internet, e quando a obra for devolvida, o usuário será imediatamente comunicado.
O usuário é o responsável pela publicação emprestada, e deverá indenizar a biblioteca em caso de dano ou perda, segundo o disposto no Ato nº 1233/1998 do Diretor-geral do Senado Federal.