Portal O Senado
Rede Virtual de Bibliotecas
Serviço de Gerência da Rede Virtual de Bibliotecas
Congresso Nacional - RVBI


Biblioteca Acadêmico
Luiz Viana Filho


Senado Federal
Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso
Anexo II, Térreo
Brasília - DF
Brasil
70165-900

E-mail:
biblioteca@senado.leg.br

Telefones:
+55 (61) 3303-1267
+55 (61) 3303-1268


Acesso rápido:
Novas aquisições Sumário de revistas Pergunte ao bibliotecário
Imagem ilustrativa

RVBI

      A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de quatorze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.


      O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente doutrina, mas abrange, também, outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada Biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários, fornecedores, etc.


      Essas bases, por sua vez, se compõem de vários registros interrelacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.


Histórico

      A Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI - originou-se Rede SABI - Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1972. Durante seus 28 anos de funcionamento, a Rede SABI veio adaptando-se às inovações tecnológicas e técnicas para possibilitar a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação.


      Em 2000, foi implantado o Aleph, software de gerenciamento de bibliotecas, que adota formato internacional de intercâmbio bibliográfico, nascendo assim a Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI.


      A RVBI é um dos componentes do Sistema de Informação do Congresso Nacional - SICON.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900