A coleção de revistas impressas, nacionais e estrangeiras, com aproximadamente 176 mil fascículos, uma das maiores da Biblioteca do Senado Federal, engloba, também, anuários, boletins, almanaques, com um crescimento médio anual de 7.000 mil fascículos. As revistas correntes, interrompidas ou extintas totalizam 5.900 títulos.
Desse total, aproximadamente 580 títulos de revistas têm seus artigos indexados pelas bibliotecas integrantes da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal. É uma atividade que vem sendo desenvolvida desde 1972 e representa um diferencial da RVBI. A aquisição de bases de dados estrangeiras pela biblioteca do Senado Federal redirecionou a indexação de artigos de revistas, passando-se a dar mais prioridade aos títulos nacionais.
O acervo de revistas possui preciosidades como o Novo Mundo, no qual colaboraram Machado de Assis e José de Alencar, e a Revista Moderna, impressa em Paris e que introduziu o que havia de mais avançado nos periódicos nos anos de 1887 a 1889. Há, ainda, revistas mais modernas com a Klaxon, divulgadora do movimento modernista brasileiro, o Cruzeiro, famosa revista semanal, e a Careta, revista ilustrada de crítica dos costumes sociais e políticos.
O acesso às estantes de revistas é restrito aos funcionários da Biblioteca, onde o usuário, para consultar ou solicitar cópias de artigos deverá dirigir-se ao balcão de atendimento para as orientações necessárias.
Pesquise na nossa coleção de revistas ou nos artigos de revistas.