Portal O Senado
Acervo e Coleções
Biblioteca Acadêmico
Luiz Viana Filho


Senado Federal
Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso
Anexo II, Térreo
Brasília - DF
Brasil
70165-900

Telefones:
0800 61 2211
biblioteca@senado.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira
(exceto feriados).
Usuário interno: Das 8h30 às 18h30.
Usuário externo: Das 9h às 14h.


Acesso rápido:
Novas aquisições Sumário de revistas Sumário de revistas
Imagem ilustrativa

Obras Raras e Especiais

      O valioso acervo raro da Biblioteca do Senado Federal é composto por 7.548 volumes, entre livros e periódicos, que se encontram armazenados em sala cofre climatizada, em condições de temperatura e umidade apropriadas para sua perfeita conservação. O acervo contém obras com mais de 300 anos, sendo a mais antiga Novvs Orbis, seu, Descriptionis Indiae Occidentalis, de Johannes de Laet, datada de 1633. Trata-se de uma descrição geográfica, científica, etnológica e lingüística da América, além de relatos e desenhos dos animais e plantas da região, com especial destaque para o Brasil.


      A conservação e restauração das obras raras é uma preocupação constante da Biblioteca, uma vez que o estado de deterioração em que se encontravam, em 1997, era inquietante. Por essa razão, no período de 2004 a 2009 o Centro de Documentação da Fundação Universidade de Brasília (Cedoc) restaurou 3.000 obras raras.


      Até outubro de 2009 a consulta à coleção de obras raras se restringia às dependências da Biblioteca do Senado Federal e com a assistência de um bibliotecário. A partir de então, decorridos cinco anos do início do projeto de restauração, a Biblioteca do Senado Federal (BDSF) lançou sua Coleção Digital de Obras Raras, colocando suas raridades à disposição de qualquer pessoa conectada à Internet. A restauração e conservação do acervo raro permitiram a sua digitalização e um avanço significativo no seu acesso. Nesse processo, as obras raras são digitalizadas seguindo todos os conceitos de preservação digital, onde são gerados arquivos digitais que reproduzem fielmente todas as características da obra.


      A Coleção Especial é formada por 557 publicações que se diferenciam do restante do acervo, por serem de grandes dimensões, folhas avulsas, desenhos e gravuras valiosas ou publicações com ilustrações de artistas famosos. Livros confeccionados por processos artesanais, não convencionais para os dias de hoje, também são considerados especiais, para integrar essa coleção. Essas qualidades, afinal, fazem desses exemplares verdadeiros objetos de arte. Também estão nesse grupo, obras consagradas, de exemplar único ou tiragem limitada e numerada, que ainda não são consideradas raras, mas que merecem uma preservação e armazenamento especial. Hiléia Amazônica, de Gastão Cruls, é um belíssimo exemplo de obra com essas características que apresenta 48 pranchas de aquarelas coloridas que retratam a fauna, flora, etnografia e arqueologia da Amazônia.


      Pesquise na Coleção Digital de Obras Raras da BDSF.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141