Coleção de Jornais e de Recortes
A Biblioteca do Senado Federal seleciona e indexa artigos de jornais desde 1974. Atualmente, a coleção compõe-se de cerca de 72 mil exemplares de jornais e 3 milhões de recortes, selecionados de 12 jornais brasileiros: O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, Tribuna do Brasil, Tribuna da Imprensa, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Valor Econômico. Todo esse volume de informações está armazenado em cerca de 7 mil assuntos organizados em pastas. Desde 1987, artigos de jornais, especialmente os de opinião e assinados por senadores, fazem parte da base de dados de jornais da RVBI.
A partir de 2004, foi implantado o Banco de Notícias (BNOT). Trata-se de um sistema de clipping eletrônico de recortes de jornais, em texto completo, com 143 mil documentos, que utiliza uma ferramenta de pesquisa simples e prática de captura e armazenamento de notícias publicadas na Internet. Os seguintes jornais fazem parte do Banco de Notícias: Correio Braziliense, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, e Valor Econômico. Pela atualidade e rapidez das informações dos diários, os recortes de jornais são uma das fontes de informação mais requisitadas na Biblioteca. Desde 2007, as notícias capturadas pelo BNOT passaram a integrar a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF).
O acervo de jornais possui raridades como o Courrier de la Conférence de La Paix da conferência de Paz, em Haia, na Holanda, quando o Brasil foi representado por Rui Barbosa e a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil.