Portal O Senado
Acervo e Coleções
Biblioteca Acadêmico
Luiz Viana Filho


Senado Federal
Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso
Anexo II, Térreo
Brasília - DF
Brasil
70165-900

Telefones:
0800 61 2211
biblioteca@senado.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda à sexta-feira
(exceto feriados).
Usuário interno: Das 8h30 às 18h30.
Usuário externo: Das 9h às 14h.


Acesso rápido:
Novas aquisições Sumário de revistas Pergunte ao bibliotecário

Acervo e Coleções

      A Biblioteca do Senado Federal dispõe de um acervo multidisciplinar, tendo em vista que, como biblioteca parlamentar, a informação tem a finalidade de subsidiar os trabalhos parlamentares, com a profundidade e a atualidade necessárias em razão da diversidade dos assuntos discutidos no Congresso Nacional.


      Com essas características em vista, o acervo pode ser dividido em duas partes, segundo a relevância dos assuntos: Núcleo Básico, que reúne os assuntos prioritários para o processo legislativo (Direito, Ciência Política e Administração) compreendendo 60% do acervo, e o Núcleo complementar, que inclui todas as demais áreas de conhecimento, para fundamentar a elaboração das leis e dos discursos parlamentares, bem como os assuntos afetos às áreas de interesse das comissões permanentes do Senado Federal e às atividades técnicas e administrativas da Casa.


      A descrição física e de conteúdo dos documentos incluídos nas bases de dados bibliográficas da Biblioteca seguem padrões internacionais tais como: Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e o formato bibliográfico Catalogação Legível por Computador Marc 21.


Organização do Acervo

      Quanto à ordenação dos livros nas estantes, a Biblioteca do Senado Federal adota a Classificação Decimal de Dewey (CDD). A filosofia da CDD baseia-se em dividir o acervo em grandes áreas do conhecimento. No entanto, para as obras de Direito, a Biblioteca utiliza outro sistema de classificação: a Classificação Decimal de Direito, de Dóris de Queiroz Carvalho.


      Além do número de classificação, a identificação única de cada livro, também conhecida como "número de chamada", é composta, ainda, pela inicial do sobrenome do autor, seguida de um número correspondente, extraído da Tabela de Cutter. Para diferenciar livros de mesmo assunto e de mesmo autor são acrescidas ao número de chamada as iniciais das primeiras palavras do título do livro, podendo, ainda, haver informações sobre edição, tiragem, volume e exemplar. Portanto, cada livro possui um número de chamada distinto, não existindo dois identificadores exatamente iguais.

      Como localizar o livro na estante:

Imagem representativa da chamada de um livro

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141