A Vida e a Obra
Luiz Viana Filho
Príncipe dos Biógrafos
O Político
Outros Escritos

A Coleção
Literatura
Política
História
Viajantes
Companhia de Jesus

 

Página Inicial
Créditos
Mesa Diretora

 

 

Luiz Viana Filho

BRITTO, Luiz Navarro de. Luiz Viana Filho. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978. 85 p. il. (Coleção Cabrália, v. 2)

Autor da primeira biografia de Luiz Viana Filho, foi amigo e colaborador do biografado, conhecendo bem as diversas facetas de sua rica personalidade. Trabalhou com ele no Gabinete Civil do Presidente Castello Branco e, posteriormente, na Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, quando Luiz Viana Filho era o governador.

Luiz Viana Filho é um estadista e um escritor. Não creio porém que seria justo apenas intronizar aqui estes dois personagens históricos. Muito mais importante do que o seu papel na política ou no cenário cultural do pais, é todo o conjunto de sua vida, comportando suas crenças, seus sentimentos e suas atitudes.
Na elaboração deste esboço do seu retrato terei também de selecionar acontecimentos, como ensinou Voltaire. Mas, [...] tentarei não negligenciar a sua advertência de que “assim como os melhores retratos não são os que tem mais tinta, [...] também as melhores biografias não serão as que encerram maior número de documentos e citações, mas as que no conjunto, logram proporcionar-nos nítida e real impressão sobre a vida e a personalidade de um homem. (p. 7-8)

 O autor recorre às fontes mais ricas da trajetória política de Luiz Viana Filho, desde à Constituinte,  quando  passa a ser reeleito sucessivamente até 1966, momento em que, [...]é convidado a exercer a chefia da Casa Civil do Presidente Castelo Branco, ocupando também o cargo de Ministro da Justiça. A participação [...] no Governo do Estado da Bahia no quadriênio 1967/71 e sua eleição vitoriosa para o Senado, em 1974, consagram o inventário de sua capacidade política. 
 A personalidade literária [...] é abordada, na sua eleição para a Academia Brasileira de Letras, em 1954, e em sua produção intelectual como historiador e biógrafo [...], levando o escritor Alceu Amoroso Lima a considerá-lo “o príncipe dos biógrafos brasileiros”.

Fundação Cultural do Estado da Bahia, orelha


   Formato PDF (2,08Mb)

 

 
 
 
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Senado Federal - Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso Nacional - Anexo II - Térreo
CEP 70165-900 Brasília – DF