No ano do centenário de nascimento de Luiz Viana Filho - 2008, o Senado Federal presta uma homenagem ao político, acadêmico, homem das letras e patrono da Biblioteca da Casa. Deputado federal em seis legislaturas, senador em duas, chefe da Casa Civil da Presidência da República, governador da Bahia, Luiz Viana Filho ainda ofereceu um grande legado na área literária.

Jornalista desde os 16 anos de idade, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1954, Luiz Viana Filho ficou conhecido como “o príncipe dos biógrafos”, por ter trazido aos livros, as histórias de personalidades brasileiras como Rui Barbosa, Machado de Assis, Barão do Rio Branco, entre outros. Sua obra envolve ainda episódios da história da Bahia, como a Sabinada e a história da escravidão no estado, além de livros na sua área de formação, o Direito. Sua criação literária incorporou-se ao patrimônio cultural do país e transcendeu as fronteiras do tempo. Mais que isso, Luiz Viana Filho se mostrou um grande bibliófilo, colecionador de livros raros, preciosidades da Literatura e da História universais e brasileiras. A coleção foi incorporada ao acervo da Biblioteca do Senado em 1997.

É com orgulho que a Biblioteca do Senado tem Luiz Viana Filho como patrono desde 1979, que, como pode ser constatado nas demais páginas desta exposição, foi um homem público que, na sua vida, deixou um legado biográfico e histórico de grande relevância nacional.

 
 

Vitrine 9

 

 

 

 

Créditos
Mesa Diretora

 

 
 
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Senado Federal - Praça dos Três Poderes
Palácio do Congresso Nacional - Anexo II - Térreo
CEP 70165-900 Brasília – DF

 
 
Vitrine 1 Vitrine 2 Vitrine 3 Vitrine 4 Vitrine 5 Vitrine 6 Vitrine 7 Vitrine 8 Vitrine 9