separador Alô Senado, a voz do Cidadão. separador
Portal O Senado
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Link Pesquisa
Link Novas Aquisições
Link Sumários Correntes
Link Fale conosco
Link Como chegar a biblioteca
Visite nosso Facebook

188 anos da Biblioteca do Senado Federal

   A Biblioteca do Senado Federal inicia sua história em 18 de maio de 1826, estamos entre as primeiras bibliotecas que surgiram na época do Império brasileiro. A criação da Biblioteca deveu-se ao Visconde de Cairu, que manifestou a necessidade de formar uma comissão parlamentar para criar a Livraria do Senado.

 

   O acervo é especializado em Ciências Sociais, com cerca de 60% das obras na área de Direito. A Biblioteca disponibiliza aproximadamente 200.000 livros, 6.000 títulos de periódicos, 8.000 obras raras, 3 milhões de recortes de jornais, a Coleção Senador Luiz Viana Filho com 12.000 volumes, a Coleção de Depósito Legal com as obras editadas pelo Senado Federal e a biblioteca digital com cerca de 250.000 documentos em texto completo.

 

Acesse toda a coleção impressa ou digital na página de pesquisa.


Imagem ilustrativa

Quem foi Luiz Viana Filho

   Filho do último governador da Bahia no Século XIX, Luiz Viana Filho nasceu em 28 de março de 1908, e viveu entre a política, dedicada à Bahia, e a Literatura, chegando a tornar-se um imortal da Academia Brasileira de Letras.

 

   Formou-se em Direito, em 1929, mas exerceu a profissão de jornalista, correspondendo para os jornais da capital baiana "Diário da Bahia" e "A Tarde"...Veja mais.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900