/NOTíCIAS

03/07/2012
Criminalização da homofobia e legalização de drogas são destaques no Alô Senado. Projeto que reserva vagas em universidades públicas continua a receber comentários

O anteprojeto do novo Código Penal gerou um grande número de manifestações no Alô Senado. A criminalização da homofobia e a legalização de drogas foram os temas mais comentados sobre o novo código. Alguns cidadãos defenderam que a proposta reduzirá substancialmente a violência, preconceito e discriminação provenientes da orientação sexual da vítima. Por outro lado, manifestações contrárias à proposta alegaram que a medida é desnecessária visto que os direitos já são garantidos a todos pela constituição.

A proposta que reserva o mínimo de 50% das vagas em universidades federais para alunos provenientes de ensino médio público, PLS 180/2008 , continua a ser comentada no Alô Senado. Esse projeto tem dividido opiniões no Alô Senado, pois os cidadãos – embora concordem em geral com o projeto como medida emergencial – acreditam que deve-se, paralelamente, investir em educação básica de qualidade para que não haja necessidade futura de determinadas discriminações em relação a vida escolar pregressa dos estudantes.

Lembramos que as opiniões registradas pela Central de Relacionamento e pelas mídias sociais do Alô Senado, Twitter e Facebook, refletem a visão pessoal dos cidadãos que se manifestaram por intermédio destes canais de comunicação. Estas opiniões não podem, de forma alguma, ser extrapoladas para toda a população brasileira.

STRANS - SUBSECRETARIA DE PESQUISA E OPINIÃO | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211