/NOTíCIAS

27/12/2011
Aposentadoria é tema em destaque no Alô Senado. Cidadãos se dizem indignados com a aprovação do Orçamento da União para 2012, sem reajuste para os aposentados

Nesta segunda-feira (26), aposentadoria foi tema em destaque no Alô Senado. Diversas mensagens tinham relação com o reajuste das aposentadorias em 2012. Os cidadãos demonstraram indignação com a aprovação do orçamento da União para o próximo ano sem o reajuste para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. Nas manifestações recebidas na Central de Relacionamento do Senado, os cidadãos afirmaram que esse fato demonstra o descaso dos governantes para com aqueles que por muitos anos trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento do país.

O PL 7672/2010 foi outro assunto alvo de protestos por parte dos cidadãos. A proposta, conhecida como Lei da Palmada, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais, tratamento cruel ou degradante. As manifestações foram contrárias ao projeto e defenderam que o Estado não tem o direito de intervir na criação e educação familiar.

Outras mensagens trataram do PLS 284/2011, que dispõe sobre o exercício da profissão de cuidador de idosos. Em geral, foram recebidas sugestões para o projeto, como a autorização para que seja criada fundação nacional do idoso e do cuidador, que sejam estabelecidos critérios para o exercício da profissão, como a exigência de que o profissional tenha o ensino médio completo e noções de direitos humanos. A população pode participar da elaboração da proposta, por meio de formulário eletrônico disponível no site do Senado, veja aqui.

Lembramos que as opiniões registradas pela Central de Relacionamento e pelas mídias sociais do Alô Senado, Twitter e Facebook, refletem a visão pessoal dos cidadãos que se manifestaram por intermédio destes canais de comunicação. Estas opiniões não podem, de forma alguma, ser extrapoladas para toda a população brasileira.

STRANS - SUBSECRETARIA DE PESQUISA E OPINIÃO | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211