/NOTíCIAS

18/07/2011
Ciclo de Debates da Comissão de Agricultura movimenta o Alô Senado. Associativismo e Cooperativismo como formas de apoio ao agricultor foram temas de debate

O 13° Ciclo de Debates da Comissão de Agricultura, que debateu associativismo e cooperativismo como instrumentos de apoio aos produtores rurais, resultou na maior parte das manifestações recebidas no Alô Senado na sexta-feira (15). Os debates da CRA ocorrem sempre nas tardes de sexta-feira e contam com a participação popular por meio do Alô Senado (0800 612211), formulário eletrônico e twitter, via @alosenado. A propósito dos temas debatidos, as mensagens pediram providências quanto à concessão de créditos para produtores rurais, alegam que a falta de regularização de terras em Rondônia tem impedido a obtenção de empréstimos em instituições bancárias e, também, que os altos juros encarecem o custo da produção, desestimulando os produtores. Por fim, as manifestações sugerem ao Governo a elaboração de projetos que facilitem o acesso ao crédito pelos agricultores, como forma de incentivo à produção.

A enquete a respeito do PLS 87/2011, que garante estacionamento gratuito nos shoppings, condicionado a um valor mínimo de compra, divide opiniões. Alguns sugerem que o referido projeto deve estabelecer a gratuidade do uso dos estacionamentos sem qualquer condição, outros defendem que os proprietários dos shoppings devem ter autonomia para realizar a cobrança e acrescentam que o valor pago garante qualidade do serviço oferecido.

A Central de Relacionamento recebeu algumas mensagens com reclamações pela aprovação da Lei 12.403/2011. As opiniões são desfavoráveis às mudanças que foram feitas nos dispositivos de execução penal. Para os cidadãos a nova lei só beneficia os criminosos, sendo mais uma proteção para eles, o que acabará por contribuir para o aumento da criminalidade. Outras mensagens questionaram quando o parlamento elaborará leis que visem a beneficiar a população de bem.

Mídias Sociais

@AloSenado

O perfil @AloSenado mais uma vez esteve aberto a receber tweets dos cidadãos sobre o debate promovido pela Comissão de Agricultura na última sexta-feira (15). A atividade vem sendo desenvolvida desde o primeiro debate, todos os tweets são enviados à Comissão, que geralmente responde boa parte dos questionamentos encaminhados pelo cidadão.

Lembramos que as opiniões registradas pela Central de Relacionamento e pelas mídias sociais do Alô Senado, Twitter e Facebook, refletem a visão pessoal dos cidadãos que se manifestaram por intermédio destes canais de comunicação. Estas opiniões não podem, de forma alguma, ser extrapoladas para toda a população brasileira.

STRANS - SUBSECRETARIA DE PESQUISA E OPINIÃO | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211