/NOTíCIAS

09/06/2011
Cidadãos se manifestam contra prisão de bombeiros que reivindicam aumento salarial no Rio de Janeiro. Alô Senado recebe elogios para nova ministra da Casa Civil

As manifestações dos cidadãos se dividiram entre variados temas nesta quarta-feira (8). Entre os mais citados está a situação dos bombeiros presos no Rio de Janeiro, após invadirem o quartel central da corporação. Os cidadãos, em sua maioria, se posicionaram contra a prisão dos bombeiros, cuja categoria reivindica aumento salarial.  Em mensagens registradas pelo Alô Senado, os cidadãos solicitam aos senadores que intercedam junto ao governador do Rio para que os profissionais sejam soltos. Pedem também o empenho dos parlamentares na aprovação de projeto de lei que estabeleça reajuste salarial à categoria. Ainda nas mensagens sobre o assunto, os cidadãos protestaram contra declarações do governador desqualificando os bombeiros que participaram do protesto, destacando que tal atitude configura desrespeito aos trabalhadores cariocas.

A indicação da senadora Gleisi Hoffman para o cargo de ministra da Casa Civil foi alvo de manifestações favoráveis, com cidadãos elogiando a carreira política da senadora. Por outro lado a Central de Relacionamento continuou a receber manifestações solicitando a instauração de CPI para investigar o ex-ministro Palocci.

A enquete desta quinzena, na página do Alô Senado, pergunta ao cidadão se ele é favorável ou contrário a proposta que reserva aos candidatos indígenas 5% das vagas em concursos públicos. As manifestações recebidas pela Central de Relacionamento em sua maioria foram contrárias ao projeto PLS 33/2011, que cria a reserva.

Foram igualmente desfavoráveis as opiniões dos cidadãos sobre a PEC 41/2011, que dispensa da exigência de filiação partidária os candidatos a eleições municipais. A lei 12.403/2011, que trata de assuntos relativos à prisão processual, fiança, liberdade provisória e demais medidas cautelares, entre outros, também sofreu críticas.

Por fim,o Alô Senado registrou nova queda no número de manifestações sobre o PLC 122. O volume de mensagens já se aproxima de uma média vista pela central de relacionamento como normal e equivalente a outros temas. As opiniões continuaram majoritariamente contrárias.

Mídias Sociais

@AloSenado
O perfil @AloSenando teve movimento normal nesta quarta-feira, com manifestações sobre temas variados. Entre eles citamos o PLC 122, com manifestações favoráveis e contrárias e uma manifestação contrária à reserva de vagas para indígenas em concursos públicos.

Lembramos que as opiniões registradas pela Central de Relacionamento e pelas mídias sociais do Alô Senado, Twitter e Facebook, refletem a visão pessoal dos cidadãos que se manifestaram por intermédio destes canais de comunicação. Estas opiniões não podem, de forma alguma, ser extrapoladas para toda a população brasileira.

STRANS - SUBSECRETARIA DE PESQUISA E OPINIÃO | Senado Federal, Via N2, Anexo D, Bloco 4, Cep 70165-900, Brasília/DF | (61) 3303-1211 | Alô Senado: 0800 612211