Livrarias de Rua - O Segredo da Sobrevivência — Rádio Senado
Reportagem Especial

Livrarias de Rua - O Segredo da Sobrevivência

Na reportagem especial "Livrarias de Rua - O segredo da Sobrevivência" a equipe da Rádio Senado desvenda a complexidade e a riqueza desses espaços literários, destacando momentos e personagens que contribuem para sua preservação e relevância.

A reportagem fala sobre a cultura dos livreiros e destaca a contribuição das livrarias de rua, incluindo os sebos, na dinâmica literária de comunidades e bairros. Oferecendo desde clássicos até obras contemporâneas, esses espaços são verdadeiros tesouros para os amantes da leitura, oferecendo uma variedade única de títulos e experiências literárias.

freepik.com
28:06Livrarias de Rua - O Segredo da Sobrevivência
1ª parte - Uma visita às livrarias de rua (Ellen)
06:20

Transcrição HOJE COMPRAR UM LIVRO ESTÁ CADA VEZ MAIS FÁCIL: DO SOFÁ DA SALA VOCÊ PODE FAZER A ENCOMENDA COM ALGUNS CLIQUES E,  EM POUCOS DIAS,  O EXEMPLAR CHEGA EM SUA CASA. MAS, PARA QUEM TEM PRESSA, É POSSÍVEL RECEBER O CONTEÚDO QUASE INSTANTANEAMENTE, SÃO OS CHAMADOS EBOOKS, OU LIVROS ELETRÔNICOS. COM TODA ESSA COMODIDADE, COMO FICAM AS LIVRARIAS DE RUA? AS PEQUENAS LOJAS QUE VENDEM LIVROS EM MEIO AO CAOS DAS GRANDES METRÓPOLES AINDA EXISTEM, E ESTÃO RETOMANDO SUA POPULARIDADE DE DÉCADAS PASSADAS. VERDADE SEJA DITA, É ÓTIMO PODER COMPRAR UM LIVRO SEM PRECISAR SAIR DE CASA. MAS, A SENSAÇÃO DE IR A UMA LIVRARIA, SENTAR, CONVERSAR COM UM LIVREIRO, LER UM LIVRO, ATÉ TOMAR UM CAFÉ, É ÚNICA. NESTA REPORTAGEM FOMOS CONHECER DIVERSAS LIVRARIAS DE RUA, ATRÁS DO SEGREDO QUE AS MANTÊM VIVAS. ACOMPANHE COM A GENTE ESSA JORNADA E DESCUBRA OS TESOUROS QUE SOMENTE OS LIVREIROS TÊM O PODER DE GUARDAR. NA PRIMEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VAMOS CONHECER A DIVERSIDADE DESSAS LIVRARIAS E OS MOTIVOS QUE LEVARAM ELAS A CATIVAR A PREFERÊNCIA DE MUITA GENTE. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. ASSIM COMO DIVERSOS AMANTES DA LITERATURA, PEDRO SEMPRE TEVE COSTUME DE COMPRAR SEUS LIVROS EM GRANDES REDES DE LIVRARIAS, AS CHAMADAS LIVRARIAS DE SHOPPING. NO ENTANTO, AO SE MUDAR DE RIBEIRÃO PRETO PARA O DISTRITO FEDERAL EM 2013, PEDRO SENTIU A NECESSIDADE DE BUSCAR AUTORES REGIONAIS, QUE, SEGUNDO ELE, ESTÃO MAIS PRESENTES NAS LIVRARIAS DE RUA: Por meio de alguns livros, né? Você vê a cultura regional, a característica do espaço e das pessoas, história de vida. Brasília é tão recente, muitos livros você vê a transferência do estado, dos familiares da capital. E o outro, você vê o poder de criatividade, de criar ficções, que não deixa nada a desejar a grandes escritores. ALÉM DE DAR MAIS ESPAÇO A AUTORES REGIONAIS, AS LIVRARIAS DE RUA OFERECEM IMERSÃO EM UM UNIVERSO ÚNICO. COMO O PORÃO LIVRO E CAFÉ. SITUADA EM BRASÍLIA, A LIVRARIA INICIOU SEUS TRABALHOS EM UM AMBIENTE FÍSICO NO ANO DE 2015.  DE LÁ PRA CÁ, TEM ENCANTADO SEUS FREQUENTADORES COM UM AMBIENTE INTIMISTA E ACONCHEGANTE. AO PASSAR PELAS PORTAS, O CAOS E A CORRERIA DA ROTINA CANSATIVA FICAM DO LADO DE FORA E NÓS FOMOS ABRAÇADOS POR UM ESPAÇO RECHEADO DE HISTÓRIAS, A COMEÇAR PELO MURAL “ACHADOS NOS LIVROS”. LUANA PESSOA, A PROPRIETÁRIA DO LOCAL, EXPLICA COMO É ESSE ESPAÇO DEDICADO AOS OBJETOS ENCONTRADOS ENTRE AS PÁGINAS.  O mural de achados nos livros é uma das partes assim que eu mais gosto em trabalhar com livros usados, porque são histórias além das que estão escritas nos livros que a gente encontra. É a história  do percurso por onde o livro passou, né? Cada mão que ele passou, ele vai adquirindo novas marcas. Ele vai adquirindo ali um marca-texto, um sublinhado, uma foto esquecida. Então, as pessoas também vão deixando suas histórias nos livros, então  é algo que eu gosto muito da questão de trabalhar com livro usado. É isso. São as dedicatórias que a gente encontra, são as emoções que ficam lidas por onde o livro percorre. AS ESTANTES DE MADEIRA COBREM TODA A PAREDE, CARREGANDO EM SUAS PRATELEIRAS CLÁSSICOS COMO O GRANDE GATSBY, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E ATÉ UM TETO TODO SEU DE VIRGINIA WOOLF. AS GRAVURAS, PINTURAS E FOTOGRAFIAS EXPOSTAS NA PAREDE TRAZEM AO AMBIENTE UM AR DE APROXIMAÇÃO COM GRANDES NOMES DA LITERATURA, COMO DA AUTORA BRASILEIRA CLARICE LISPECTOR. ALI OS LIVROS SÃO A ATRAÇÃO PRINCIPAL, E O CAFÉ É AQUELE PERSONAGEM ESPECIAL QUE NOS CONVIDA A SENTAR E FICAR UM POUCO MAIS. ESSAS LIVRARIAS PROMOVEM EVENTOS, DIVULGAM AUTORES INDEPENDENTES E TÊM O PESO DA VITALIDADE CULTURAL DA CIDADE. COMO O SEBINHO, UMA LIVRARIA QUE FUNCIONA HÁ 38 ANOS, SITUADA PERTO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. O PÚBLICO ALVO SÃO OS UNIVERSITÁRIOS E A POPULAÇÃO QUE MORA NAS PROXIMIDADES. A LIVRARIA PROMOVE DIVERSOS EVENTOS CULTURAIS, COMO SARAUS, LANÇAMENTOS DE AUTORES REGIONAIS E RODAS DE LEITURA. ACONTECIMENTOS COMO ESSES SÃO COMUNS EM LIVRARIAS DE RUA E ESSENCIAIS PARA O FOMENTO DA CULTURA REGIONAL. O AUTOR DE “ATRAVESSARIA O OCEANO PRA TE VER DE NOVO”, GABRIEL BARRETO, QUE TEVE SEU LIVRO PUBLICADO EM 2017, CONTA O QUANTO ESSAS PEQUENAS LIVRARIAS SÃO ESSENCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE SEU TRABALHO E DE OUTROS ESCRITORES INDEPENDENTES. Eu já consegui colocar meu livro e livros da minha editora em livrarias, como a Leitura, de loja e tal, mas tem toda uma burocracia para esses livros chegarem lá. E as livrarias independentes, elas acabam facilitando para a gente, a vantagem é essa velocidade. Ai os escritores independentes, pelo que eu vejo, os primeiros livros, eles querem que as pessoas conheçam, eles não pensam muito em dinheiro, não, eles pensam em mais pessoas lendo o livro dele, conhecendo. Então, é uma mão na roda, né? A gente deixa os livros disponíveis em sebos bem fácil e isso facilita, né, pra divulgação. NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE O IMPACTO CULTURAL QUE ESSAS LIVRARIAS TÊM NA COMUNIDADE E COMO UMA LIVRARIA DE RUA SE TORNOU PARTE DO ROTEIRO DE UMA NOVELA.

2ª parte - O impacto cultural das livrarias de rua (Alice)
06:10

Transcrição AS LIVRARIAS INDEPENDENTES TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E LITERÁRIA DAS CIDADES E SE MOSTRA UM MODELO DE NEGÓCIO QUE PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA UMA COMUNIDADE, COMO APOIAR PEQUENOS EMPRESÁRIOS E OFERECER UM LOCAL ACONCHEGANTE EM MEIO À CORRERIA DA VIDA URBANA. ACOMPANHE A SEGUNDA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. QUEM ANDA PELAS RUAS DO BAIRRO COM O METRO QUADRADO MAIS CARO DO RIO DE JANEIRO ENCONTRA UMA PEÇA RARA: A LIVRARIA ARGUMENTO, DE MARCUS GASPARIAN, HÁ 45 ANOS FAZ PARTE DA ROTINA DOS LEITORES CARIOCAS. COM PAREDES NUM VERDE-ESCURO, CHÃO DE MADEIRA, E UM CAFÉ ACONCHEGANTE, ELA JÁ FOI ATÉ CENÁRIO DE NOVELA. NO ANO 2000, O AUTOR MANOEL CARLOS AMBIENTOU A NOVELA “LAÇOS DE FAMÍLIA” NA LIVRARIA, QUE FICA NO LEBLON. O IMPACTO DAS LIVRARIAS DE RUA VAI ALÉM DA TELA DA TELEVISÃO, E ELAS PASSAM A FAZER PARTE DA AGENDA CULTURAL DAS CIDADES, DIZ MARCUS: Quando abre uma livraria num bairro aquele bairro começa a mudar, imediatamente ele começa a mudar, os hábitos começam a mudar, as crianças começam a frequentar, começam a conhecer livros, começam a gostar dos heróis e tudo mais, começam a ter suas preferências e tudo. A mesma coisa acontece negativamente quando fecha uma livraria de um bairro. Quando fecha uma livraria num bairro as pessoas perdem o contato com o livro. Pode parecer bobagem, "ah, mas podem comprar na internet", mas não é isso. Você perdeu o contato físico, visual com aquele produto você acaba esquecendo. Não tem uma livraria? Então vamos em outro lugar. As crianças acabam perdendo o contato e os adultos também. Você não tem aquele lugar pra folhear os livros, você acaba lendo menos. ASSIM, AS LIVRARIAS E A CULTURA LOCAL SE ALIMENTAM. A LIVRARIA AIGO, LOCALIZADA NO BAIRRO DO BOM RETIRO EM SÃO PAULO, É UM EXEMPLO PERFEITO DESSA UNIÃO. AGATHA KIM, PAULINA CHO E YARA HWANG, DONAS DA AIGO APOSTARAM NA CELEBRAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS PARA CRIAR A LOJA. COM FOCO EM AUTORES IMIGRANTES E COM A VONTADE DE RETRATAR CULTURAS DIVERSAS, YARA HWANG EXPLICA A LIGAÇÃO ENTRE A CULTURA LOCAL DO BAIRRO E A IDEIA DE CRIAR A LOJA. O bairro do Bom Retiro é um dos bairros que tem um número muito grande de colônias imigrantes que passaram por ele, então os judeus já passaram por lá e ainda estão no bairro, italianos, gregos, bolivianos, coreanos, chineses. Então, é um bairro muito rico assim culturalmente e é uma maneira também da gente trazer através de um sonho e celebrar um pouco todas essas culturas. NAS LIVRARIAS DE RUA, CADA VISITA PODE SER UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E CONEXÕES. É UM CONVITE PARA EXPLORAR NÃO APENAS AS PÁGINAS DOS LIVROS, MAS TAMBÉM OS LAÇOS QUE UNEM OS LEITORES EM UMA COMUNIDADE. REGINA LIMA, ESCRITORA E FREQUENTADORA DE LIVRARIAS DE RUA, EXPLICA POR QUE A PRESENÇA DESSE TIPO DE ESPAÇO ATRAI OS LEITORES. Agora mesmo eu sou atleta também, estou indo para o clube nadar aí parei almocei ali, ai sem querer eu vi a livraria eu entrei. Você tem mais acesso assim, é uma coisa que informalmente sem querer te chama atenção para quem gosta de cultura, gosta de livro tá andando ali, vai no verdureiro, vai almoçar, vai de repente em eventos não tem nada a ver, mas viu o livro ali parou, leu, entrou aí já viu um título já gostou, já comprou. Então assim é muito mais fácil para a cultura ser ampliada numa sociedade, no local. Então é muito mais interessante do que tá com aparelho na mão, e você entra você vê seus olhos assim, você olha assim a gente vai para vários livros e se encontra ali sabe é muito mais acessível. PARA ARIANA FRANCES E CAMILE SAHB, SÓCIAS DA LIVRARIA CIRCULARES DE BRASÍLIA, AS LIVRARIAS NÃO SE RESUMEM A UM BALCÃO DE VENDAS. PINTADA EM TONS DE AMARELO E ROXO QUE SE COMPLEMENTAM, A CIRCULARES OFERECE UM ESPAÇO GOSTOSO PARA OS FREQUENTADORES, E O DIFERENCIAL É PERCEBIDO NO SERVIÇO DE SUGESTÕES DE NOVAS LEITURAS. AS SÓCIAS APOSTAM NO SIMPLES: O CONTATO HUMANO. A CIRCULARES RECEBE E PROMOVE EVENTOS COM AUTORES LOCAIS, CLUBES DO LIVRO E SE PREOCUPA COM O OLHAR NO OLHO E NOS SORRISOS QUE SÓ AS TROCAS PRESENCIAIS SÃO CAPAZES DE GERAR. ARIANA FRANCES EXPLICA. Eu acho que a livraria de rua ela pode ser um elo da rede assim cultural que pulsa. E para ela pulsar são eu acho que são várias questões, uma a gente olhar no olho das pessoas é uma experiência que você não tem na compra online, seja na editora ou seja numa grande big tech. Então assim, é essa receptividade ao que as pessoas procuram e a possibilidade elas esbarrarem "gente, que capa linda, não conheço essa autora, quero conhecer" isso não tem no online, né? Então, isso é um ponto da gente, são lugares em que a gente consegue ter aquela clientela. Você sabe que ela gosta de teatro, aí chega um livro, "olha, chegou um livro aqui novo dessa editora de teatro, acho que você vai gostar", isso já é uma coisa que você tá alimentando algo humano que é essa troca, né, que é a literatura proporciona.  UMA COISA É FATO: AS LIVRARIAS DE RUA SÃO UMA PARTE IMPORTANTE DA CULTURA DAS CIDADES, E SE FORTALECEM COM A PRESENÇA DA COMUNIDADE. MESMO ASSIM, MUITOS DESAFIOS AINDA ESBARRAM NO CAMINHO DE QUEM TEM O SONHO DE EMPREENDER NESSE RAMO. VOCÊ VAI SABER SOBRE ISSO NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",

3ª parte - Desafios e perspectivas futuras (Eduarda)
05:16

Transcrição NA TERCEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, A GENTE FALA SOBRE AS DIFICULDADES QUE ESSES NEGÓCIOS ENFRENTAM HOJE EM DIA. NÃO É FÁCIL MANTER AS PORTAS ABERTAS DIANTE DAS PRÁTICAS AGRESSIVAS DE GIGANTES DO MERCADO E DOS CUSTOS CADA VEZ MAIS ALTOS. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. JÁ FALAMOS NAS PARTES ANTERIORES QUE AS LIVRARIAS DE RUA DESEMPENHAM UM PAPEL ESSENCIAL NA VIDA CULTURAL DE UMA CIDADE. ENCONTRAR UM ESPAÇO NO MEIO DA CORRERIA, ENTRAR, SENTAR-SE PARA UM CAFÉ, TROCAR CONVERSAS SOBRE BONS LIVROS E HISTÓRIAS, COM PESSOAS TÃO INTERESSADAS PELO MUNDO LITERÁRIO QUANTO VOCÊ, É UMA VIVÊNCIA ÚNICA EM VÁRIOS SENTIDOS. APESAR DE SEREM ESPAÇOS AGRADÁVEIS, NO ENTANTO, MUITAS DESSAS LIVRARIAS ESTÃO EM CONSTANTE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA. E O MERCADO ESTÁ CADA VEZ MAIS DESAFIADOR PARA ESSES NEGÓCIOS, AFIRMA ALEXANDRE MARTINS FONTES, DIRETOR-PRESIDENTE DA ANL, A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS: O Brasil, como você sabe, como eu sei, está cheio de cidades sem livrarias, e isso é uma tristeza. E nós, mais uma vez, como sociedade, temos que trabalhar para que a gente tenha mais livrarias e que as livrarias sejam mais saudáveis. Temos alguns desafios importantes, [o primeiro desses desafios] é o fato de vivermos em um país em que a maior parte da população não tem acesso aos livros, não frequenta livrarias e, para muita gente, o livro ainda é, infelizmente, um produto inacessível. ALÉM DO PÚBLICO RESTRITO, HOJE EM DIA AS LIVRARIAS DE RUA ENFRENTAM, EM UMA PONTA, A ELEVAÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS, E NA OUTRA, OS GIGANTES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO. A CONCORRÊNCIA COM OS GRANDES SITES DE VENDA ONLINE LEVA À FALÊNCIA MUITAS LOJAS DO VAREJO TRADICIONAL, PORQUE OS CUSTOS DE MANTER UMA LOJA ABERTA TORNAM A COMPETIÇÃO MUITO DESIGUAL, COMO EXPLICA ALEXANDRE. Agora, um desafio agora, mais concreto, mais direto, é o desafio representado por empresas que não vivem da venda de livros - e aqui certamente estamos falando da Amazon. Ela não vive da venda do livro, ela vende os livros por preços... oferece descontos que se qualquer livraria brasileira oferecer esses preços, ela fecha as portas. ARIANA FRANCES, SÓCIA DA LIVRARIA CIRCULARES, EM BRASÍLIA, TAMBÉM FALA DO DESAFIO QUE É ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA DOS GRANDES VENDEDORES ONLINE: Agora o questionamento que acontece... tem cada vez sido menos, mas ele acontece, [o questionamento] do valor é algo que nos pega, porque o arranjo comercial que existe no mercado livreiro ele é algo muito complexo e muito difícil para o pequeno espaço. Então você tem a Amazon, fazendo uma prática que já tem um questionamento se é ou não dumping, é uma questão que altera o jogo da concorrência econômica, ela tem capacidade de comprar uma tiragem de três mil livros de uma vez e pedir para editora jogar lá para baixo o desconto. O desenho do mercado livreiro é um grande desafio. COM O MERCADO DE LIVROS DOMINADO PELAS EMPRESAS QUE ATUAM NA VENDA ON-LINE, A PERGUNTA QUE SE FAZ É: COMO PODEM SER CRIADAS CONDIÇÕES PARA QUE MAIS LIVRARIAS SEJAM ABERTAS EM NOSSAS CIDADES? UMA MANEIRA PODE SER A CHAMADA LEI CORTEZ. A SENADORA TERESA LEITÃO, DO PT DE PERNAMBUCO, EXPLICA COMO FUNCIONA A PROPOSTA: O texto da lei prevê que todo livro, inclusive o digital, receba da editora uma precificação única pelo prazo de um ano a partir de seu lançamento. Segundo a justificativa do projeto, fixar o preço mínimo de venda ao comprador final por um prazo determinado, poderá assegurar igualdade de tratamento ao comerciante livreiro, incentivar a ampliação do mercado nacional, além de também estimular a leitura. FELIZMENTE, APESAR DOS DIVERSOS DESAFIOS, ÀS LIVRARIAS DE RUA VÊM RESISTINDO, E O NÚMERO DELAS NAS CIDADES APRESENTA CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS. NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, VOCÊ VAI CONFERIR DICAS DE COMO ENTRAR E SE ESTABELECER NESSE MERCADO.

4ª parte - Estratégias para entrar e se estabelecer no mercado (Gabriela)
05:23

Transcrição NA QUARTA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, VOCÊ VAI OUVIR DICAS DE COMO ENTRAR E PERMANECER NO MERCADO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE QUEM ATUA NO SETOR. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. NA PARTE ANTERIOR, FORAM LEVANTADOS ALGUNS PONTOS QUE DEMONSTRAM QUE O MERCADO DE LIVROS NÃO É FÁCIL: OS CUSTOS DE AQUISIÇÃO E TRANSPORTE DOS EXEMPLARES SÃO ALTOS E ESSE VALOR É REPASSADO PARA CONSUMIDOR FINAL. ISSO FAZ COM QUE O LIVRO FÍSICO SEJA MAIS CARO QUE O ELETRÔNICO, E O PREÇO PODE FICAR MAIS ALTO SE VOCÊ DECIDIR FAZER A COMPRA PRESENCIALMENTE, NUMA LIVRARIA DE RUA. AFINAL, AS LOJAS MENORES NÃO CONSEGUEM OS DESCONTOS OFERECIDOS PELAS EDITORAS NA COMPRA DE LIVROS EM GRANDE QUANTIDADE. ARIANA FRANCES, SÓCIA DA LIVRARIA CIRCULARES, UM ESPAÇO QUE FOI PENSADO PARA SE INTEGRAR COM BRASÍLIA, CONTA COMO CONQUISTOU A CONFIANÇA DAS EDITORAS PARA COMEÇAR O NEGÓCIO. A gente tinha que fazer essa construção, não só de confiança das editoras e distribuidoras. Porque a gente não era um nome no mercado, a gente estava começando. Então esse começo, realmente, ele é mais complexo, mas o fato de você fazer os pedidos e fazer os pagamentos direitinhos [contribui]. Então isso foi criando uma confiança. UM IMPORTANTE PARCEIRO DA ARIANA NO PROCESSO DE ABERTURA E MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO FOI O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O SEBRAE BUSCA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA E DESENVOLVER OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO PAÍS. PARA ISSO, OFERECE CURSOS, CONSULTORIAS E INCENTIVA A INOVAÇÃO. QUEM CONTOU COM O APOIO DO SEBRAE FOI ALFREDO CASEIRO, DA PÉ DE LIVRO, UMA LIVRARIA DE SÃO PAULO PENSADA ESPECIALMENTE PARA AS CRIANÇAS: Se você quiser, de fato, uma livraria, planeje muito. Eu, como disse, eu sou jornalista, não tinha nenhuma competência de gestão, nada disso. Então, quando eu decidi montar, eu morria de medo de ter um negócio. A gente vê as estatísticas dos negócios que abrem e fecham. Então eu fiz um planejamento muito criterioso, com a ajuda do Sebrae. Conversei com todas as pessoas que eu podia, bati à porta das livrarias e fui muito bem recebido por donos de livraria, que me contaram detalhes do negócio. Então exige uma pesquisa, um planejamento muito rigoroso. É, eu acho que são essas sugestões que eu posso dar.    AS CRIANÇAS POSSUEM UMA RELAÇÃO DIFERENTE COM A LIVRARIA: ELAS VALORIZAM A EXPERIÊNCIA DE CHEGAR E ESCOLHER EM MEIO A TANTAS CAPAS, UM VERDADEIRO UNIVERSO NOVO PARA SE AVENTURAR. ESSE ENCANTO ACABA POR SE PERDER E SE TORNA MENOS ATRATIVO QUANDO A COMPRA É FEITA POR MEIO DE UMA TELA. ESCOLHER UM NICHO, COMO A LITERATURA INFANTIL, É UMA ESTRATÉGIA QUE TAMBÉM FOI ADOTADA PELA QUINTA CAPA, DE TERESINA. O ESPAÇO COMEÇOU EM UM PONTO COMERCIAL, MAS DEPOIS PASSOU A OCUPAR A GARAGEM DA CASA DE BERNARDO, O PROPRIETÁRIO. O NEGÓCIO CRESCEU TANTO QUE PRECISOU SE APROPRIAR TAMBÉM DA SALA DE ESTAR. A QUINTA CAPA OFERECE QUADRINHOS DE PUBLICAÇÃO PRÓPRIA, EDIÇÕES ESPECIAIS, DE COLECIONADOR E USADOS. APESAR DA EXPANSÃO, BERNARDO CONTA QUE OS CLIENTES DA LOJA SÃO AQUELES QUE JÁ CONHECEM O LOCAL E ESTÃO EM BUSCA DE QUADRINHOS ESPECÍFICOS. O FREQUENTADOR DE OCASIÃO É RARO. PARA ELE, VENDER EXEMPLARES “PERDIDOS” OU QUE NÃO SÃO ENCONTRADOS COM FACILIDADE FOI ESSENCIAL. Quando a gente abriu, a gente estava num bom momento, né? Não havia concorrentes, não havia grandes concorrentes online, né? A Amazon não havia se estabelecido ou algo do tipo. E aí foram criando dificuldades nas vendas online, cada vez mais. A forma da política dessas grandes empresas, de darem descontos muito abusivos nas suas vendas online, diminui bastante o público periódico… aquela visita mensal que fazia. Acaba que o cliente vem buscar aqui só o que não encontra na internet. Então, eu procuro vender o que normalmente não está na nas listas dos mais vendidos para dar essa opção para o leitor de encontrar algo diferente. ASSIM COMO EM TODO NEGÓCIO, É NECESSÁRIO PESQUISAR E PLANEJAR BEM PARA SE POSICIONAR NO RAMO E GARANTIR ESPAÇO NESSE MERCADO CONCORRIDO, MAS EM ASCENSÃO: DE 2021 PARA CÁ, O BRASIL GANHOU MAIS DE 100 LIVRARIAS DE RUA. E ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 2 MIL E 700 DESSAS LOJAS FUNCIONANDO, SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS. PARA CATIVAR E ATRAIR O CLIENTE, O MAIS IMPORTANTE É SE CONECTAR COM O PÚBLICO QUE SE PLANEJA ATINGIR. AS LIVRARIAS QUE RESISTEM AO AVANÇO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO POSSUEM UM DIFERENCIAL EM COMUM: A RELAÇÃO ESTREITA COM O MUNDO LITERÁRIO. NA QUINTA E ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ CONFERE ESSAS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS LIVREIROS.

5ª parte - Histórias de quem vende histórias (todas)
04:59

Transcrição NESTA ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ VAI OUVIR HISTÓRIAS DE QUEM CONTA HISTÓRIAS, OS DONOS E LIVREIROS DESSAS PEQUENAS LOJAS. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. [ELLEN] AO LONGO DESTA REPORTAGEM, TIVEMOS A CHANCE DE CONHECER LIVRARIAS EM CIDADES COMO BRASÍLIA, TERESINA, SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. O QUE ELAS TÊM EM COMUM? NAS PÁGINAS DOS LIVROS OU NO DIA A DIA DE QUEM FICA ATRÁS DO BALCÃO, AS LIVRARIAS DE RUA ESTÃO REPLETAS DE HISTÓRIAS PRA CONTAR. ALFREDO CASEIRO, DONO DA PÉ DE LIVRO EM SÃO PAULO, RECEBEU UMA MISSÃO, DIGAMOS ASSIM, QUE CHEGOU POR UMA CARTA DO PRESÍDIO DE TREMEMBÉ. AO VER EM UM NOTICIÁRIO SOBRE A ABERTURA DA LIVRARIA NA CIDADE, UM PRESIDIÁRIO FEZ UM PEDIDO INUSITADO A ALFREDO. Como ele estava privado de liberdade, ele estava pedindo a minha contribuição. Ele tinha um filho de 11 anos, para que eu ajudasse e fazer chegar ao filho dele alguns livros que ele considerava essenciais. E aí isso se deu, eu passei a mandar livros para esse menino, enfim, além dos que ele pediu e nós estabelecemos uma correspondência durante um longo período. [ALICE] ESSAS HISTÓRIAS SURGEM ATRAVÉS DA CONEXÃO DOS LIVREIROS COM OS LEITORES, UM RELACIONAMENTO CONSTRUÍDO GRADUALMENTE, ALGO ÚNICO QUE SÓ AS LIVRARIAS DE RUA CONSEGUEM PROMOVER. E ESSA RELAÇÃO SE ESTENDE ENTRE OS PRÓPRIOS DONOS DESSES PEQUENOS NEGÓCIOS, COMO CONTA FERNANDO DE SOUZA, PROPRIETÁRIO DA LIVRARIA SEBO ART E VINIL, DE MANAUS. Em Manaus a gente tem muito amigo que é dono de vários sebos, entendeu? A gente indica, quando eles perguntam se eu tenho um livro, eu digo, eu não tenho, aí eles perguntam quem é que pode ter? Esse aqui, passo o número, eles passam pra mim, entendeu? Não tem aquela rivalidade, né. A gente passa, porque todo o mundo é conhecido, às vezes eu ligo do meu sebo pra um colega, não tem aqui, eu falo que eu vou ligar pro colega meu e digo tá lá no endereço tudinho. Isso é importante, a gente fazer divulgação dos livros, né? Quanto mais divulgar o livro, a literatura, muito melhor pra gente e para os autores das obras que eles fazem. [EDUARDA] O FORTE DA LIVRARIA DE RUA É A EXPERIÊNCIA DE ESTAR PERTO DOS LIVROS. QUANDO VOCÊ COMPRA UM LIVRO ON-LINE, DÁ UM CLIQUE, COLOCA O PRODUTO NO CARRINHO VIRTUAL E O LIVRO CHEGA - NA HORA, SE FOR UM LIVRO ELETRÔNICO, OU DEPOIS DE ALGUNS DIAS PELO CORREIO. JÁ AO ENTRARMOS EM UMA LIVRARIA DE RUA, FOLHEAMOS O LIVRO, SENTIMOS O CHEIRO DELE, CONVERSAMOS COM O DONO, DESCOBRIMOS ALGUMA HISTÓRIA NOVA - É A EXPERIÊNCIA COMPLETA. WILLIAM SILVA, DO SEBO RAIO DE SOL, NO CENTRO DE BRASÍLIA, COMENTA COMO O ATENDIMENTO PERSONALIZADO NESSES LOCAIS FAZ TODA A DIFERENÇA. Hoje se chega em uma livraria grande, a galera não conhece mais tanto os livros, galera vai ter os livros da cartilha mas não vai saber as coisas diferentes, que são apaixonantes também. Então o livreiro tem esse papel de trazer aquela coisa que foi muito boa mas não fez sucesso. Tem muita coisa boa ali embaixo dos panos que não vai encontrar em livrarias. O livreiro antigo geralmente ele conhece. [GABRIELA] DEU PRA PERCEBER QUE A DECISÃO DE ABRIR UMA LIVRARIA EXIGE PLANEJAMENTO E UMA BOA DOSE DE CORAGEM. MAS APESAR DAS DIFICULDADES DO MERCADO, A EXPERIÊNCIA PODE SER SURPREENDENTE PARA AQUELES QUE SONHAM EM ABRIR SEU ESPAÇO LITERÁRIO, COMO CONTA ALFREDO CASEIRO: Mas por outro lado, é um negócio fascinante, gratificante, que além do retorno financeiro, que é necessário, ele dá um retorno afetivo. Enfim, como eu disse, eu não me lembro de ter sido tão feliz. Aos 55 anos, eu estou encontrando uma felicidade que eu nunca tive. É um negócio muito, muito gratificante e que eu recomendo. VOCÊ OUVIU A REPORTAGEM ESPECIAL: "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA". UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. REPORTAGEM DE ALICE OLIVEIRA, EDUARDA ANTÔNIA VIEIRA, ELLEN ALBERNAZ E GABRIELA DE MÂCEDO, SOB SUPERVISÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E ANDERSON MENDANHA. EDIÇÃO DE ADRIANO FARIA, TRABALHOS TÉCNICOS DE ROBERTO GLORIA E LOCUÇÃO DE ANDERSON MENDANHA.

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Ana Beatriz Santos, Anderson Mendanha, Alice Oliveira, Eduarda Antônia Vieira, Ellen Albernaz e Gabriela de Mâcedo

Apresentação e locução: Anderson Mendanha, Alice Oliveira, Eduarda Antônia Vieira, Ellen Albernaz e Gabriela de Mâcedo

Trabalhos técnicos: Roberto Gloria

Edição: Adriano Faria

Transcrição
1ª parte - Uma visita às livrarias de rua (Ellen)
HOJE COMPRAR UM LIVRO ESTÁ CADA VEZ MAIS FÁCIL: DO SOFÁ DA SALA VOCÊ PODE FAZER A ENCOMENDA COM ALGUNS CLIQUES E,  EM POUCOS DIAS,  O EXEMPLAR CHEGA EM SUA CASA. MAS, PARA QUEM TEM PRESSA, É POSSÍVEL RECEBER O CONTEÚDO QUASE INSTANTANEAMENTE, SÃO OS CHAMADOS EBOOKS, OU LIVROS ELETRÔNICOS. COM TODA ESSA COMODIDADE, COMO FICAM AS LIVRARIAS DE RUA? AS PEQUENAS LOJAS QUE VENDEM LIVROS EM MEIO AO CAOS DAS GRANDES METRÓPOLES AINDA EXISTEM, E ESTÃO RETOMANDO SUA POPULARIDADE DE DÉCADAS PASSADAS. VERDADE SEJA DITA, É ÓTIMO PODER COMPRAR UM LIVRO SEM PRECISAR SAIR DE CASA. MAS, A SENSAÇÃO DE IR A UMA LIVRARIA, SENTAR, CONVERSAR COM UM LIVREIRO, LER UM LIVRO, ATÉ TOMAR UM CAFÉ, É ÚNICA. NESTA REPORTAGEM FOMOS CONHECER DIVERSAS LIVRARIAS DE RUA, ATRÁS DO SEGREDO QUE AS MANTÊM VIVAS. ACOMPANHE COM A GENTE ESSA JORNADA E DESCUBRA OS TESOUROS QUE SOMENTE OS LIVREIROS TÊM O PODER DE GUARDAR. NA PRIMEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VAMOS CONHECER A DIVERSIDADE DESSAS LIVRARIAS E OS MOTIVOS QUE LEVARAM ELAS A CATIVAR A PREFERÊNCIA DE MUITA GENTE. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. ASSIM COMO DIVERSOS AMANTES DA LITERATURA, PEDRO SEMPRE TEVE COSTUME DE COMPRAR SEUS LIVROS EM GRANDES REDES DE LIVRARIAS, AS CHAMADAS LIVRARIAS DE SHOPPING. NO ENTANTO, AO SE MUDAR DE RIBEIRÃO PRETO PARA O DISTRITO FEDERAL EM 2013, PEDRO SENTIU A NECESSIDADE DE BUSCAR AUTORES REGIONAIS, QUE, SEGUNDO ELE, ESTÃO MAIS PRESENTES NAS LIVRARIAS DE RUA: Por meio de alguns livros, né? Você vê a cultura regional, a característica do espaço e das pessoas, história de vida. Brasília é tão recente, muitos livros você vê a transferência do estado, dos familiares da capital. E o outro, você vê o poder de criatividade, de criar ficções, que não deixa nada a desejar a grandes escritores. ALÉM DE DAR MAIS ESPAÇO A AUTORES REGIONAIS, AS LIVRARIAS DE RUA OFERECEM IMERSÃO EM UM UNIVERSO ÚNICO. COMO O PORÃO LIVRO E CAFÉ. SITUADA EM BRASÍLIA, A LIVRARIA INICIOU SEUS TRABALHOS EM UM AMBIENTE FÍSICO NO ANO DE 2015.  DE LÁ PRA CÁ, TEM ENCANTADO SEUS FREQUENTADORES COM UM AMBIENTE INTIMISTA E ACONCHEGANTE. AO PASSAR PELAS PORTAS, O CAOS E A CORRERIA DA ROTINA CANSATIVA FICAM DO LADO DE FORA E NÓS FOMOS ABRAÇADOS POR UM ESPAÇO RECHEADO DE HISTÓRIAS, A COMEÇAR PELO MURAL “ACHADOS NOS LIVROS”. LUANA PESSOA, A PROPRIETÁRIA DO LOCAL, EXPLICA COMO É ESSE ESPAÇO DEDICADO AOS OBJETOS ENCONTRADOS ENTRE AS PÁGINAS.  O mural de achados nos livros é uma das partes assim que eu mais gosto em trabalhar com livros usados, porque são histórias além das que estão escritas nos livros que a gente encontra. É a história  do percurso por onde o livro passou, né? Cada mão que ele passou, ele vai adquirindo novas marcas. Ele vai adquirindo ali um marca-texto, um sublinhado, uma foto esquecida. Então, as pessoas também vão deixando suas histórias nos livros, então  é algo que eu gosto muito da questão de trabalhar com livro usado. É isso. São as dedicatórias que a gente encontra, são as emoções que ficam lidas por onde o livro percorre. AS ESTANTES DE MADEIRA COBREM TODA A PAREDE, CARREGANDO EM SUAS PRATELEIRAS CLÁSSICOS COMO O GRANDE GATSBY, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E ATÉ UM TETO TODO SEU DE VIRGINIA WOOLF. AS GRAVURAS, PINTURAS E FOTOGRAFIAS EXPOSTAS NA PAREDE TRAZEM AO AMBIENTE UM AR DE APROXIMAÇÃO COM GRANDES NOMES DA LITERATURA, COMO DA AUTORA BRASILEIRA CLARICE LISPECTOR. ALI OS LIVROS SÃO A ATRAÇÃO PRINCIPAL, E O CAFÉ É AQUELE PERSONAGEM ESPECIAL QUE NOS CONVIDA A SENTAR E FICAR UM POUCO MAIS. ESSAS LIVRARIAS PROMOVEM EVENTOS, DIVULGAM AUTORES INDEPENDENTES E TÊM O PESO DA VITALIDADE CULTURAL DA CIDADE. COMO O SEBINHO, UMA LIVRARIA QUE FUNCIONA HÁ 38 ANOS, SITUADA PERTO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. O PÚBLICO ALVO SÃO OS UNIVERSITÁRIOS E A POPULAÇÃO QUE MORA NAS PROXIMIDADES. A LIVRARIA PROMOVE DIVERSOS EVENTOS CULTURAIS, COMO SARAUS, LANÇAMENTOS DE AUTORES REGIONAIS E RODAS DE LEITURA. ACONTECIMENTOS COMO ESSES SÃO COMUNS EM LIVRARIAS DE RUA E ESSENCIAIS PARA O FOMENTO DA CULTURA REGIONAL. O AUTOR DE “ATRAVESSARIA O OCEANO PRA TE VER DE NOVO”, GABRIEL BARRETO, QUE TEVE SEU LIVRO PUBLICADO EM 2017, CONTA O QUANTO ESSAS PEQUENAS LIVRARIAS SÃO ESSENCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE SEU TRABALHO E DE OUTROS ESCRITORES INDEPENDENTES. Eu já consegui colocar meu livro e livros da minha editora em livrarias, como a Leitura, de loja e tal, mas tem toda uma burocracia para esses livros chegarem lá. E as livrarias independentes, elas acabam facilitando para a gente, a vantagem é essa velocidade. Ai os escritores independentes, pelo que eu vejo, os primeiros livros, eles querem que as pessoas conheçam, eles não pensam muito em dinheiro, não, eles pensam em mais pessoas lendo o livro dele, conhecendo. Então, é uma mão na roda, né? A gente deixa os livros disponíveis em sebos bem fácil e isso facilita, né, pra divulgação. NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE O IMPACTO CULTURAL QUE ESSAS LIVRARIAS TÊM NA COMUNIDADE E COMO UMA LIVRARIA DE RUA SE TORNOU PARTE DO ROTEIRO DE UMA NOVELA.

2ª parte - O impacto cultural das livrarias de rua (Alice)
AS LIVRARIAS INDEPENDENTES TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E LITERÁRIA DAS CIDADES E SE MOSTRA UM MODELO DE NEGÓCIO QUE PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA UMA COMUNIDADE, COMO APOIAR PEQUENOS EMPRESÁRIOS E OFERECER UM LOCAL ACONCHEGANTE EM MEIO À CORRERIA DA VIDA URBANA. ACOMPANHE A SEGUNDA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. QUEM ANDA PELAS RUAS DO BAIRRO COM O METRO QUADRADO MAIS CARO DO RIO DE JANEIRO ENCONTRA UMA PEÇA RARA: A LIVRARIA ARGUMENTO, DE MARCUS GASPARIAN, HÁ 45 ANOS FAZ PARTE DA ROTINA DOS LEITORES CARIOCAS. COM PAREDES NUM VERDE-ESCURO, CHÃO DE MADEIRA, E UM CAFÉ ACONCHEGANTE, ELA JÁ FOI ATÉ CENÁRIO DE NOVELA. NO ANO 2000, O AUTOR MANOEL CARLOS AMBIENTOU A NOVELA “LAÇOS DE FAMÍLIA” NA LIVRARIA, QUE FICA NO LEBLON. O IMPACTO DAS LIVRARIAS DE RUA VAI ALÉM DA TELA DA TELEVISÃO, E ELAS PASSAM A FAZER PARTE DA AGENDA CULTURAL DAS CIDADES, DIZ MARCUS: Quando abre uma livraria num bairro aquele bairro começa a mudar, imediatamente ele começa a mudar, os hábitos começam a mudar, as crianças começam a frequentar, começam a conhecer livros, começam a gostar dos heróis e tudo mais, começam a ter suas preferências e tudo. A mesma coisa acontece negativamente quando fecha uma livraria de um bairro. Quando fecha uma livraria num bairro as pessoas perdem o contato com o livro. Pode parecer bobagem, "ah, mas podem comprar na internet", mas não é isso. Você perdeu o contato físico, visual com aquele produto você acaba esquecendo. Não tem uma livraria? Então vamos em outro lugar. As crianças acabam perdendo o contato e os adultos também. Você não tem aquele lugar pra folhear os livros, você acaba lendo menos. ASSIM, AS LIVRARIAS E A CULTURA LOCAL SE ALIMENTAM. A LIVRARIA AIGO, LOCALIZADA NO BAIRRO DO BOM RETIRO EM SÃO PAULO, É UM EXEMPLO PERFEITO DESSA UNIÃO. AGATHA KIM, PAULINA CHO E YARA HWANG, DONAS DA AIGO APOSTARAM NA CELEBRAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS PARA CRIAR A LOJA. COM FOCO EM AUTORES IMIGRANTES E COM A VONTADE DE RETRATAR CULTURAS DIVERSAS, YARA HWANG EXPLICA A LIGAÇÃO ENTRE A CULTURA LOCAL DO BAIRRO E A IDEIA DE CRIAR A LOJA. O bairro do Bom Retiro é um dos bairros que tem um número muito grande de colônias imigrantes que passaram por ele, então os judeus já passaram por lá e ainda estão no bairro, italianos, gregos, bolivianos, coreanos, chineses. Então, é um bairro muito rico assim culturalmente e é uma maneira também da gente trazer através de um sonho e celebrar um pouco todas essas culturas. NAS LIVRARIAS DE RUA, CADA VISITA PODE SER UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E CONEXÕES. É UM CONVITE PARA EXPLORAR NÃO APENAS AS PÁGINAS DOS LIVROS, MAS TAMBÉM OS LAÇOS QUE UNEM OS LEITORES EM UMA COMUNIDADE. REGINA LIMA, ESCRITORA E FREQUENTADORA DE LIVRARIAS DE RUA, EXPLICA POR QUE A PRESENÇA DESSE TIPO DE ESPAÇO ATRAI OS LEITORES. Agora mesmo eu sou atleta também, estou indo para o clube nadar aí parei almocei ali, ai sem querer eu vi a livraria eu entrei. Você tem mais acesso assim, é uma coisa que informalmente sem querer te chama atenção para quem gosta de cultura, gosta de livro tá andando ali, vai no verdureiro, vai almoçar, vai de repente em eventos não tem nada a ver, mas viu o livro ali parou, leu, entrou aí já viu um título já gostou, já comprou. Então assim é muito mais fácil para a cultura ser ampliada numa sociedade, no local. Então é muito mais interessante do que tá com aparelho na mão, e você entra você vê seus olhos assim, você olha assim a gente vai para vários livros e se encontra ali sabe é muito mais acessível. PARA ARIANA FRANCES E CAMILE SAHB, SÓCIAS DA LIVRARIA CIRCULARES DE BRASÍLIA, AS LIVRARIAS NÃO SE RESUMEM A UM BALCÃO DE VENDAS. PINTADA EM TONS DE AMARELO E ROXO QUE SE COMPLEMENTAM, A CIRCULARES OFERECE UM ESPAÇO GOSTOSO PARA OS FREQUENTADORES, E O DIFERENCIAL É PERCEBIDO NO SERVIÇO DE SUGESTÕES DE NOVAS LEITURAS. AS SÓCIAS APOSTAM NO SIMPLES: O CONTATO HUMANO. A CIRCULARES RECEBE E PROMOVE EVENTOS COM AUTORES LOCAIS, CLUBES DO LIVRO E SE PREOCUPA COM O OLHAR NO OLHO E NOS SORRISOS QUE SÓ AS TROCAS PRESENCIAIS SÃO CAPAZES DE GERAR. ARIANA FRANCES EXPLICA. Eu acho que a livraria de rua ela pode ser um elo da rede assim cultural que pulsa. E para ela pulsar são eu acho que são várias questões, uma a gente olhar no olho das pessoas é uma experiência que você não tem na compra online, seja na editora ou seja numa grande big tech. Então assim, é essa receptividade ao que as pessoas procuram e a possibilidade elas esbarrarem "gente, que capa linda, não conheço essa autora, quero conhecer" isso não tem no online, né? Então, isso é um ponto da gente, são lugares em que a gente consegue ter aquela clientela. Você sabe que ela gosta de teatro, aí chega um livro, "olha, chegou um livro aqui novo dessa editora de teatro, acho que você vai gostar", isso já é uma coisa que você tá alimentando algo humano que é essa troca, né, que é a literatura proporciona.  UMA COISA É FATO: AS LIVRARIAS DE RUA SÃO UMA PARTE IMPORTANTE DA CULTURA DAS CIDADES, E SE FORTALECEM COM A PRESENÇA DA COMUNIDADE. MESMO ASSIM, MUITOS DESAFIOS AINDA ESBARRAM NO CAMINHO DE QUEM TEM O SONHO DE EMPREENDER NESSE RAMO. VOCÊ VAI SABER SOBRE ISSO NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",

3ª parte - Desafios e perspectivas futuras (Eduarda)
NA TERCEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, A GENTE FALA SOBRE AS DIFICULDADES QUE ESSES NEGÓCIOS ENFRENTAM HOJE EM DIA. NÃO É FÁCIL MANTER AS PORTAS ABERTAS DIANTE DAS PRÁTICAS AGRESSIVAS DE GIGANTES DO MERCADO E DOS CUSTOS CADA VEZ MAIS ALTOS. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. JÁ FALAMOS NAS PARTES ANTERIORES QUE AS LIVRARIAS DE RUA DESEMPENHAM UM PAPEL ESSENCIAL NA VIDA CULTURAL DE UMA CIDADE. ENCONTRAR UM ESPAÇO NO MEIO DA CORRERIA, ENTRAR, SENTAR-SE PARA UM CAFÉ, TROCAR CONVERSAS SOBRE BONS LIVROS E HISTÓRIAS, COM PESSOAS TÃO INTERESSADAS PELO MUNDO LITERÁRIO QUANTO VOCÊ, É UMA VIVÊNCIA ÚNICA EM VÁRIOS SENTIDOS. APESAR DE SEREM ESPAÇOS AGRADÁVEIS, NO ENTANTO, MUITAS DESSAS LIVRARIAS ESTÃO EM CONSTANTE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA. E O MERCADO ESTÁ CADA VEZ MAIS DESAFIADOR PARA ESSES NEGÓCIOS, AFIRMA ALEXANDRE MARTINS FONTES, DIRETOR-PRESIDENTE DA ANL, A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS: O Brasil, como você sabe, como eu sei, está cheio de cidades sem livrarias, e isso é uma tristeza. E nós, mais uma vez, como sociedade, temos que trabalhar para que a gente tenha mais livrarias e que as livrarias sejam mais saudáveis. Temos alguns desafios importantes, [o primeiro desses desafios] é o fato de vivermos em um país em que a maior parte da população não tem acesso aos livros, não frequenta livrarias e, para muita gente, o livro ainda é, infelizmente, um produto inacessível. ALÉM DO PÚBLICO RESTRITO, HOJE EM DIA AS LIVRARIAS DE RUA ENFRENTAM, EM UMA PONTA, A ELEVAÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS, E NA OUTRA, OS GIGANTES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO. A CONCORRÊNCIA COM OS GRANDES SITES DE VENDA ONLINE LEVA À FALÊNCIA MUITAS LOJAS DO VAREJO TRADICIONAL, PORQUE OS CUSTOS DE MANTER UMA LOJA ABERTA TORNAM A COMPETIÇÃO MUITO DESIGUAL, COMO EXPLICA ALEXANDRE. Agora, um desafio agora, mais concreto, mais direto, é o desafio representado por empresas que não vivem da venda de livros - e aqui certamente estamos falando da Amazon. Ela não vive da venda do livro, ela vende os livros por preços... oferece descontos que se qualquer livraria brasileira oferecer esses preços, ela fecha as portas. ARIANA FRANCES, SÓCIA DA LIVRARIA CIRCULARES, EM BRASÍLIA, TAMBÉM FALA DO DESAFIO QUE É ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA DOS GRANDES VENDEDORES ONLINE: Agora o questionamento que acontece... tem cada vez sido menos, mas ele acontece, [o questionamento] do valor é algo que nos pega, porque o arranjo comercial que existe no mercado livreiro ele é algo muito complexo e muito difícil para o pequeno espaço. Então você tem a Amazon, fazendo uma prática que já tem um questionamento se é ou não dumping, é uma questão que altera o jogo da concorrência econômica, ela tem capacidade de comprar uma tiragem de três mil livros de uma vez e pedir para editora jogar lá para baixo o desconto. O desenho do mercado livreiro é um grande desafio. COM O MERCADO DE LIVROS DOMINADO PELAS EMPRESAS QUE ATUAM NA VENDA ON-LINE, A PERGUNTA QUE SE FAZ É: COMO PODEM SER CRIADAS CONDIÇÕES PARA QUE MAIS LIVRARIAS SEJAM ABERTAS EM NOSSAS CIDADES? UMA MANEIRA PODE SER A CHAMADA LEI CORTEZ. A SENADORA TERESA LEITÃO, DO PT DE PERNAMBUCO, EXPLICA COMO FUNCIONA A PROPOSTA: O texto da lei prevê que todo livro, inclusive o digital, receba da editora uma precificação única pelo prazo de um ano a partir de seu lançamento. Segundo a justificativa do projeto, fixar o preço mínimo de venda ao comprador final por um prazo determinado, poderá assegurar igualdade de tratamento ao comerciante livreiro, incentivar a ampliação do mercado nacional, além de também estimular a leitura. FELIZMENTE, APESAR DOS DIVERSOS DESAFIOS, ÀS LIVRARIAS DE RUA VÊM RESISTINDO, E O NÚMERO DELAS NAS CIDADES APRESENTA CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS. NA PRÓXIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, VOCÊ VAI CONFERIR DICAS DE COMO ENTRAR E SE ESTABELECER NESSE MERCADO.

4ª parte - Estratégias para entrar e se estabelecer no mercado (Gabriela)
NA QUARTA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA",, VOCÊ VAI OUVIR DICAS DE COMO ENTRAR E PERMANECER NO MERCADO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE QUEM ATUA NO SETOR. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. NA PARTE ANTERIOR, FORAM LEVANTADOS ALGUNS PONTOS QUE DEMONSTRAM QUE O MERCADO DE LIVROS NÃO É FÁCIL: OS CUSTOS DE AQUISIÇÃO E TRANSPORTE DOS EXEMPLARES SÃO ALTOS E ESSE VALOR É REPASSADO PARA CONSUMIDOR FINAL. ISSO FAZ COM QUE O LIVRO FÍSICO SEJA MAIS CARO QUE O ELETRÔNICO, E O PREÇO PODE FICAR MAIS ALTO SE VOCÊ DECIDIR FAZER A COMPRA PRESENCIALMENTE, NUMA LIVRARIA DE RUA. AFINAL, AS LOJAS MENORES NÃO CONSEGUEM OS DESCONTOS OFERECIDOS PELAS EDITORAS NA COMPRA DE LIVROS EM GRANDE QUANTIDADE. ARIANA FRANCES, SÓCIA DA LIVRARIA CIRCULARES, UM ESPAÇO QUE FOI PENSADO PARA SE INTEGRAR COM BRASÍLIA, CONTA COMO CONQUISTOU A CONFIANÇA DAS EDITORAS PARA COMEÇAR O NEGÓCIO. A gente tinha que fazer essa construção, não só de confiança das editoras e distribuidoras. Porque a gente não era um nome no mercado, a gente estava começando. Então esse começo, realmente, ele é mais complexo, mas o fato de você fazer os pedidos e fazer os pagamentos direitinhos [contribui]. Então isso foi criando uma confiança. UM IMPORTANTE PARCEIRO DA ARIANA NO PROCESSO DE ABERTURA E MANUTENÇÃO DO NEGÓCIO FOI O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O SEBRAE BUSCA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA E DESENVOLVER OS PEQUENOS NEGÓCIOS NO PAÍS. PARA ISSO, OFERECE CURSOS, CONSULTORIAS E INCENTIVA A INOVAÇÃO. QUEM CONTOU COM O APOIO DO SEBRAE FOI ALFREDO CASEIRO, DA PÉ DE LIVRO, UMA LIVRARIA DE SÃO PAULO PENSADA ESPECIALMENTE PARA AS CRIANÇAS: Se você quiser, de fato, uma livraria, planeje muito. Eu, como disse, eu sou jornalista, não tinha nenhuma competência de gestão, nada disso. Então, quando eu decidi montar, eu morria de medo de ter um negócio. A gente vê as estatísticas dos negócios que abrem e fecham. Então eu fiz um planejamento muito criterioso, com a ajuda do Sebrae. Conversei com todas as pessoas que eu podia, bati à porta das livrarias e fui muito bem recebido por donos de livraria, que me contaram detalhes do negócio. Então exige uma pesquisa, um planejamento muito rigoroso. É, eu acho que são essas sugestões que eu posso dar.    AS CRIANÇAS POSSUEM UMA RELAÇÃO DIFERENTE COM A LIVRARIA: ELAS VALORIZAM A EXPERIÊNCIA DE CHEGAR E ESCOLHER EM MEIO A TANTAS CAPAS, UM VERDADEIRO UNIVERSO NOVO PARA SE AVENTURAR. ESSE ENCANTO ACABA POR SE PERDER E SE TORNA MENOS ATRATIVO QUANDO A COMPRA É FEITA POR MEIO DE UMA TELA. ESCOLHER UM NICHO, COMO A LITERATURA INFANTIL, É UMA ESTRATÉGIA QUE TAMBÉM FOI ADOTADA PELA QUINTA CAPA, DE TERESINA. O ESPAÇO COMEÇOU EM UM PONTO COMERCIAL, MAS DEPOIS PASSOU A OCUPAR A GARAGEM DA CASA DE BERNARDO, O PROPRIETÁRIO. O NEGÓCIO CRESCEU TANTO QUE PRECISOU SE APROPRIAR TAMBÉM DA SALA DE ESTAR. A QUINTA CAPA OFERECE QUADRINHOS DE PUBLICAÇÃO PRÓPRIA, EDIÇÕES ESPECIAIS, DE COLECIONADOR E USADOS. APESAR DA EXPANSÃO, BERNARDO CONTA QUE OS CLIENTES DA LOJA SÃO AQUELES QUE JÁ CONHECEM O LOCAL E ESTÃO EM BUSCA DE QUADRINHOS ESPECÍFICOS. O FREQUENTADOR DE OCASIÃO É RARO. PARA ELE, VENDER EXEMPLARES “PERDIDOS” OU QUE NÃO SÃO ENCONTRADOS COM FACILIDADE FOI ESSENCIAL. Quando a gente abriu, a gente estava num bom momento, né? Não havia concorrentes, não havia grandes concorrentes online, né? A Amazon não havia se estabelecido ou algo do tipo. E aí foram criando dificuldades nas vendas online, cada vez mais. A forma da política dessas grandes empresas, de darem descontos muito abusivos nas suas vendas online, diminui bastante o público periódico… aquela visita mensal que fazia. Acaba que o cliente vem buscar aqui só o que não encontra na internet. Então, eu procuro vender o que normalmente não está na nas listas dos mais vendidos para dar essa opção para o leitor de encontrar algo diferente. ASSIM COMO EM TODO NEGÓCIO, É NECESSÁRIO PESQUISAR E PLANEJAR BEM PARA SE POSICIONAR NO RAMO E GARANTIR ESPAÇO NESSE MERCADO CONCORRIDO, MAS EM ASCENSÃO: DE 2021 PARA CÁ, O BRASIL GANHOU MAIS DE 100 LIVRARIAS DE RUA. E ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 2 MIL E 700 DESSAS LOJAS FUNCIONANDO, SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS. PARA CATIVAR E ATRAIR O CLIENTE, O MAIS IMPORTANTE É SE CONECTAR COM O PÚBLICO QUE SE PLANEJA ATINGIR. AS LIVRARIAS QUE RESISTEM AO AVANÇO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO POSSUEM UM DIFERENCIAL EM COMUM: A RELAÇÃO ESTREITA COM O MUNDO LITERÁRIO. NA QUINTA E ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ CONFERE ESSAS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS LIVREIROS.

5ª parte - Histórias de quem vende histórias (todas)
NESTA ÚLTIMA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA", VOCÊ VAI OUVIR HISTÓRIAS DE QUEM CONTA HISTÓRIAS, OS DONOS E LIVREIROS DESSAS PEQUENAS LOJAS. UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. [ELLEN] AO LONGO DESTA REPORTAGEM, TIVEMOS A CHANCE DE CONHECER LIVRARIAS EM CIDADES COMO BRASÍLIA, TERESINA, SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. O QUE ELAS TÊM EM COMUM? NAS PÁGINAS DOS LIVROS OU NO DIA A DIA DE QUEM FICA ATRÁS DO BALCÃO, AS LIVRARIAS DE RUA ESTÃO REPLETAS DE HISTÓRIAS PRA CONTAR. ALFREDO CASEIRO, DONO DA PÉ DE LIVRO EM SÃO PAULO, RECEBEU UMA MISSÃO, DIGAMOS ASSIM, QUE CHEGOU POR UMA CARTA DO PRESÍDIO DE TREMEMBÉ. AO VER EM UM NOTICIÁRIO SOBRE A ABERTURA DA LIVRARIA NA CIDADE, UM PRESIDIÁRIO FEZ UM PEDIDO INUSITADO A ALFREDO. Como ele estava privado de liberdade, ele estava pedindo a minha contribuição. Ele tinha um filho de 11 anos, para que eu ajudasse e fazer chegar ao filho dele alguns livros que ele considerava essenciais. E aí isso se deu, eu passei a mandar livros para esse menino, enfim, além dos que ele pediu e nós estabelecemos uma correspondência durante um longo período. [ALICE] ESSAS HISTÓRIAS SURGEM ATRAVÉS DA CONEXÃO DOS LIVREIROS COM OS LEITORES, UM RELACIONAMENTO CONSTRUÍDO GRADUALMENTE, ALGO ÚNICO QUE SÓ AS LIVRARIAS DE RUA CONSEGUEM PROMOVER. E ESSA RELAÇÃO SE ESTENDE ENTRE OS PRÓPRIOS DONOS DESSES PEQUENOS NEGÓCIOS, COMO CONTA FERNANDO DE SOUZA, PROPRIETÁRIO DA LIVRARIA SEBO ART E VINIL, DE MANAUS. Em Manaus a gente tem muito amigo que é dono de vários sebos, entendeu? A gente indica, quando eles perguntam se eu tenho um livro, eu digo, eu não tenho, aí eles perguntam quem é que pode ter? Esse aqui, passo o número, eles passam pra mim, entendeu? Não tem aquela rivalidade, né. A gente passa, porque todo o mundo é conhecido, às vezes eu ligo do meu sebo pra um colega, não tem aqui, eu falo que eu vou ligar pro colega meu e digo tá lá no endereço tudinho. Isso é importante, a gente fazer divulgação dos livros, né? Quanto mais divulgar o livro, a literatura, muito melhor pra gente e para os autores das obras que eles fazem. [EDUARDA] O FORTE DA LIVRARIA DE RUA É A EXPERIÊNCIA DE ESTAR PERTO DOS LIVROS. QUANDO VOCÊ COMPRA UM LIVRO ON-LINE, DÁ UM CLIQUE, COLOCA O PRODUTO NO CARRINHO VIRTUAL E O LIVRO CHEGA - NA HORA, SE FOR UM LIVRO ELETRÔNICO, OU DEPOIS DE ALGUNS DIAS PELO CORREIO. JÁ AO ENTRARMOS EM UMA LIVRARIA DE RUA, FOLHEAMOS O LIVRO, SENTIMOS O CHEIRO DELE, CONVERSAMOS COM O DONO, DESCOBRIMOS ALGUMA HISTÓRIA NOVA - É A EXPERIÊNCIA COMPLETA. WILLIAM SILVA, DO SEBO RAIO DE SOL, NO CENTRO DE BRASÍLIA, COMENTA COMO O ATENDIMENTO PERSONALIZADO NESSES LOCAIS FAZ TODA A DIFERENÇA. Hoje se chega em uma livraria grande, a galera não conhece mais tanto os livros, galera vai ter os livros da cartilha mas não vai saber as coisas diferentes, que são apaixonantes também. Então o livreiro tem esse papel de trazer aquela coisa que foi muito boa mas não fez sucesso. Tem muita coisa boa ali embaixo dos panos que não vai encontrar em livrarias. O livreiro antigo geralmente ele conhece. [GABRIELA] DEU PRA PERCEBER QUE A DECISÃO DE ABRIR UMA LIVRARIA EXIGE PLANEJAMENTO E UMA BOA DOSE DE CORAGEM. MAS APESAR DAS DIFICULDADES DO MERCADO, A EXPERIÊNCIA PODE SER SURPREENDENTE PARA AQUELES QUE SONHAM EM ABRIR SEU ESPAÇO LITERÁRIO, COMO CONTA ALFREDO CASEIRO: Mas por outro lado, é um negócio fascinante, gratificante, que além do retorno financeiro, que é necessário, ele dá um retorno afetivo. Enfim, como eu disse, eu não me lembro de ter sido tão feliz. Aos 55 anos, eu estou encontrando uma felicidade que eu nunca tive. É um negócio muito, muito gratificante e que eu recomendo. VOCÊ OUVIU A REPORTAGEM ESPECIAL: "LIVRARIAS DE RUA- O SEGREDO DA SOBREVIVÊNCIA". UMA PRODUÇÃO RÁDIO SENADO. REPORTAGEM DE ALICE OLIVEIRA, EDUARDA ANTÔNIA VIEIRA, ELLEN ALBERNAZ E GABRIELA DE MÂCEDO, SOB SUPERVISÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E ANDERSON MENDANHA. EDIÇÃO DE ADRIANO FARIA, TRABALHOS TÉCNICOS DE ROBERTO GLORIA E LOCUÇÃO DE ANDERSON MENDANHA.

Ao vivo
00:0000:00