"Perdemos muito do ponto de vista da civilidade", opina Rogério Carvalho em debate sobre defesa da democracia — Rádio Senado

"Perdemos muito do ponto de vista da civilidade", opina Rogério Carvalho em debate sobre defesa da democracia

No painel intitulado “Defesa da democracia no mundo tecnológico”, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu a regulação das big techs e da inteligência artificial, temas em debate no Congresso, mas ponderou que a legislação, sozinha, não será capaz de salvaguardar o processo democrático. Na opinião de Carvalho, é preciso superar o senso comum que domina o debate público e mobiliza o que há de mais primitivo no ser humano: "Perdemos muito do ponto de vista da civilidade", opinou o senador. As íntegras de todos os debates que aconteceram nos três dias de seminário estão disponíveis no canal da TV Senado no YouTube.

28/03/2024, 17h16 - ATUALIZADO EM 28/03/2024, 17h16
Duração de áudio: 02:05

Transcrição
MAIS DO QUE LEIS, A DEFESA DA DEMOCRACIA NA ERA DIGITAL EXIGE O COMBATE AO SENSO COMUM QUE HOJE DOMINA O DEBATE PÚBLICO. A OPINIÃO É DO SENADOR ROGÉRIO CARVALHO, PRESIDENTE DA COMISSÃO CURADORA DOS 200 ANOS DO SENADO, E UM DOS PAINELISTAS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL "DEMOCRACIA E NOVAS TECNOLOGIAS", PROMOVIDO PELA CASA. REPÓRTER MARCELA DINIZ: No painel intitulado “Defesa da democracia no  mundo tecnológico”, o senador Rogério Carvalho, do PT sergipano, defendeu a regulação das big techs e da inteligência artificial, temas em debate no Congresso, mas ponderou que a legislação, sozinha, não será capaz de salvaguardar o processo democrático. Na opinião de Carvalho, é preciso superar o senso comum que domina o debate público atual e mobiliza o que há de mais primitivo no ser humano: (sen. Rogério Carvalho): “Ninguém muda a visão de mundo em dez anos se essa visão de mundo não estiver nas pessoas. Ninguém vai trazer de volta o supremacismo branco se essa visão supremacista branca não estiver embutida nas pessoas. Ninguém traz de volta o racismo se essa visão racista não estiver nas pessoas. O sexismo, a misoginia, se não estiver embutida nas pessoas. Esse desejo de resolver ‘na bala’ se não estiver dentro das pessoas. E tudo isso ganhou vazão, ganhou liberdade, não tem filtro. Nós perdemos muito do ponto de vista da civilidade.” O painel que contou com a participação de Rogério Carvalho integrou a programação do último dia do Seminário Internacional “Democracia e Novas Tecnologias: Desafios da Era Digital”, promovido pelo Senado em seu bicentenário. Rogério Carvalho é presidente da Comissão que coordena as atividades comemorativas dos 200 anos da Casa. O debate, moderado pela jornalista Patrícia Campos Melo, também contou com as contribuições da presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Maíra Bittencourt; do secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant; e do professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, Pablo Ortellado. As íntegras deste e de todos os debates do Seminário Internacional estão disponíveis no canal da TV Senado no YouTube. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

Ao vivo
00:0000:00