O WebThes é uma ferramenta para pesquisa em Thesaurus utilizando a internet, e que permite consulta no Thesaurus do Senado Federal.

Explicações sobre a interface de pesquisa WebThes

Um Thesaurus é um índice controlado utilizado tanto na indexação, quanto na recuperação de documentos.

A Subsecretaria de Informações, da Secretaria de Documentação e Informação do Senado Federal, mantém o controle terminológico.


THES: Thesaurus, mantido pela Subsecretaria de Informações;

Os termos são apresentados em ordem alfabética e podem ser:

  • Termos Autorizados: termos escolhidos para representar os conceitos;
  • Termos Não Autorizados: sinônimos ou quase sinônimos e formas alternativas cujo uso não está autorizado.

As palavras não são acentuadas, exceto para "Ã" e "Õ".

Relacionamentos entre Termos

  • UP: Usado Para (do inglês "Used For", UF): precede o termo não autorizado e que deverá ser substituído pelo termo autorizado;
  • TR: Termo(s) Relacionado(s) não hieraquicamente, que alertam o usuário para existência do outro. No THES, no caso de entidades, os termos relacionados podem ter a função "Ver Também", indicando formas utilizadas anterior ou posteriormente àquela consultada;
  • NE: Nota Explicativa (do inglês "Scope Note"): indica explicação sobre limites de utilização do termo autorizado e/ou qualquer informação relevante a respeito do mesmo. No THES, no caso de entidades, a nota pode indicar a norma que deu origem a sua criação, extinção ou mudança de denominação.

KWOC (Key Word Out of Context - Palavra-chave fora do contexto)

A lista KWOC tem por finalidade permitir ao usuário uma pesquisa alfabética às palavras componentes tanto de descritores autorizados quanto de termos não autorizados, ou seja, de termos nos quais a(s) palavra(s) pesquisada(s) esteja(m) presente(s).

Recomenda-se que a lista KWOC seja utilizada apenas como instrumento inicial de pesquisa nos vocabulários, não excluindo a consulta ao Termo Autorizado.