Wellington Dias diz que é hora de refletir sobre a situação dos índios

Da Redação | 19/04/2011, 21h01


O senador Wellington Dias (PT-PI) ressaltou que esta terça-feira (19), Dia do Índio, é um momento importante para se refletir sobre o tratamento que os povos de outras etnias tem dado aos indígenas no Brasil.

O senador lembrou que a partir da chegada do colonizador europeu a população nativa do continente foi submetida "a um sofrimento sem fim". Massacrados, ainda hoje os índios brasileiros sofrem diversas formas de violência e preconceito.

Wellington Dias, que contou ter ascendência indígena, lembrou que durante muito tempo houve uma "falsa idéia de que não havia índios no Piauí". No último censo, informou, 5 mil pessoas se declararam indígenas naquele estado.

- Nada mais oportuno nessa data do que recuperar os atos de bravura dos índios do Piauí? Falo como índio-descendente - disse.

Segundo o senador, muitos índios fugindo da escravidão negavam sua identidade, misturando-se à população mestiça. Wellington Dias disse que durante o período em que foi governador do Piauí iniciou o processo para reconhecer três tribos naquele estado: Cariris, Codó-Cabeludos e Itacoatiaras.

Wellington Dias também lembrou que o Senado realizou duas audiências na Comissão de Direitos Humanos sobre os indígenas e uma sessão especial no Plenário em comemoração ao Dia do Índio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: