Walter Pinheiro diz que Mantega falará ao Congresso no início de março

Da Redação | 14/02/2012, 19h00

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) informou nesta terça-feira (14) que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve comparecer ao Congresso no início de março, como "ele sempre faz todo semestre". Segundo o senador, o ministro virá para falar dos rumos da economia do país.

- No momento em que ele for falar, cada um pode perguntar o que quiser a ele - disse Walter Pinheiro.

Senadores da oposição querem que Guido Mantega venha ao Senado explicar denúncias de corrupção na Casa da Moeda, que é vinculada ao Ministério da Fazenda. De acordo com Walter Pinheiro, as medidas necessárias já foram tomadas pelo ministro, como a troca do comando da Casa da Moeda e a abertura de processo administrativo. O líder do PT negou que exista "blindagem" em torno de Guido Mantega e disse que vários ministros já prestaram informações ao Congresso.

No último dia 6, o senador Alvaro Dias apresentou requerimento convocando Mantega para prestar explicações à CAE. O líder do PSDB reconheceu a dificuldade de aprovar pedidos de convocação de ministros do PT, já que o Senado tem maioria governista. Segundo Alvaro Dias, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) também quer convidar o ministro, mas "para tratar de outros temas".

- O meu requerimento é exclusivo para ele tratar da Casa da Moeda, razão pela qual protocolamos uma representação no Ministério Público hoje - disse Alvaro Dias.

Pela manhã, os senadores de oposição assinaram uma representação contra o ministro. O documento será enviado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: