Walter Pinheiro anuncia debate sobre contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação

Da Redação | 13/05/2011, 11h35


Será realizada no Senado, ainda este mês, uma audiência pública para discutir problemas enfrentados pela população do município de Santo Amaro da Purificação (BA), devido à contaminação por chumbo decorrente do funcionamento de uma indústria na cidade. O anúncio foi feito pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), em discurso na tribuna nesta sexta-feira (13).

O município é conhecido por ser a cidade natal dos cantores e compositores Caetano Veloso e Maria Betânia e até hoje local de moradia da mãe deles, dona Canô. Conforme o parlamentar, desde que iniciou suas atividades, em 1960, a indústria doou, à população e à prefeitura, placas de chumbo (resíduos industriais) utilizadas para diversos fins, expondo as pessoas à contaminação pelo metal.

- Durante anos a fio, por ignorância ou por falta de ação do poder público, as pessoas usavam as placas de chumbo para fazer pisos e paredes de suas casas. Também foram feitas avenidas e prédios escolares - disse.

Walter Pinheiro explicou que, atualmente, o grau de contaminação é tão elevado que será preciso remover as pessoas e promover a reformulação completa de diversas regiões da cidade. Ele também cobra ações urgentes para salvar a vida dos que estão em estágio avançado de contaminação, conforme mostram estudos realizados no município.

O senador informou que a audiência pública deverá contar com representantes dos diversos segmentos envolvidos na questão, como a população da cidade, governo local, Ministério Público e organismos internacionais. Conforme esclareceu, a indústria, que encerrou suas atividades em 1993, era de propriedade de uma empresa multinacional.

Abolição da escravatura

Em seu discurso, Walter Pinheiro lembrou a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Para ele, a data deve ser lembrada "não como uma dádiva, uma concessão ao povo negro", mas como ponto de partida para a conquista dos direitos humanos pela sociedade, "uma consagração de princípios fundamentais ao ser humano".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: