Vanessa Grazziotin volta a criticar incentivos para fabricação de 'tablets'

Da Redação | 24/05/2011, 20h35


Em discurso no Plenário nesta terça-feira (24), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o fortalecimento da Zona Franca de Manaus e criticou a Medida Provisória 534/11, publicada nesta segunda-feira (23). A MP garante incentivos fiscais para a produção de tablets. Segundo a senadora, o ideal seria incentivar o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, para que o desenvolvimento das regiões do Brasil seja mais equilibrado.

- O Brasil, dentro da sua política de integração nacional, tem a Zona Franca de Manaus, que é exatamente para contribuir com o equilíbrio do desenvolvimento nacional - afirmou a senadora.

Segundo Vanessa Grazziotin, os incentivos fiscais da Zona Franca permitem o desenvolvimento da região, que é "a mais rica do planeta em biodiversidade". A parlamentar afirmou que o programa fez com que o estado do Amazonas conseguisse bons índices de desenvolvimento. Para ela, a manutenção dos incentivos é fator essencial para a preservação da floresta amazônica, já que 98% da economia do estado vêm do programa.

- Não queremos a concentração da indústria na região Sudeste e, sim, o desenvolvimento para todas as regiões - disse.

A senadora voltou a criticar a intenção anunciada por uma empresa chinesa de implantar uma fábrica de tablets no estado de São Paulo. Segundo Vanessa, não é justo com outras regiões do país. Para a senadora, se estados como o Amazonas ou a Bahia recebem o mesmo incentivo de São Paulo, isso não pode ser considerado tratamento igual, porque não se pode comparar a estrutura de São Paulo às de outros estados.

Vanessa Grazziotin disse que a MP 534/11 precisa ser debatida e negociada no Senado, pois, segundo ela, "não dá pra aprovar incentivos fiscais para uma região que já é desenvolvida".

- Para sermos iguais, precisamos de tratamento desigual - declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: