Vanessa Grazziotin exalta participação feminina no Senado

Da Redação | 05/05/2011, 16h11


Ao celebrar os 185 anos de existência do Senado Federal, celebrados no dia 6 de maio, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) exaltou a participação feminina na instituição ao longo da história. Ela sublinhou que a princesa Isabel exerceu funções de senadora, durante a monarquia. Já em 1933, a médica Carlota Pereira foi eleita para mandato na Assembleia Nacional Constituinte. E em dia 12 de maio de 1979, Eunice Michiles (PDS-AM) assumiu vaga aberta com a morte do senador João Bosco de Lima.

- À época, eram chapas em que a somatória dos dois candidatos fazia com que o primeiro chegasse ao Senado. E a senadora Eunice Michiles por muito pouco não foi a primeira colocada. Por muito pouco. Uma das razões foi a discriminação, mas ela teve 46% dos votos. Mas os jornais não noticiaram que a mulher chegou por mérito e com voto ao Senado; não, disseram que tinha sido a morte do senador que trouxe a primeira mulher- relatou.

Ela elogiou o avanço na participação da mulher na política, a exemplo da conquista de Marta Suplicy, do cargo de vice-presidente do Senado, o que considera uma "honra para as mulheres".

A parlamentar salientou o papel do Senado, desde o Império, com Dom Pedro I, nos momentos importantes da vida do país. Enfatizou a transformação do Senado de "casa de nobreza" em uma instituição plural, que garante maior representatividade à nação brasileira.

Vanessa Grazziotin concordou com a tese defendida por Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que a antecedeu no Plenário, de que a eleição por voto majoritário, com a conquista pelo senador da maioria dos votos em seu estado, é o que garante o equilíbrio federativo ao país.

- Esse é o papel do Senado, senhoras e senhores, o de não somente legislar, mas também fiscalizar e legitimar o exercício do poder. Em muitas situações, em consulta ao Parlamento, é esta Casa que se coloca como referência, em última instância, sobre o que deve ser feito com a coisa pública, como bem disse o historiador Marcos Magalhães - observou.

Ao mencionar as diversidades regionais e a dimensão territorial do país, Vanessa Grazziotin disse que o Senado reúne condições de representar cada uma das diferentes realidades brasileiras de cada estado do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: