Vanessa Grazziotin defende aprovação de PEC em favor de soldados da borracha

Da Redação | 30/08/2011, 15h30


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu nesta terça-feira (30) a aprovação da PEC 556/2002. A proposta, apresentada por ela na época em que era deputada, concede aos chamados soldados da borracha, seringueiros recrutados durante a 2ª Guerra Mundial para trabalhar nos seringais da Amazônia, os mesmos direitos dos ex-combatentes.

Entre os direitos que seriam garantidos pela proposta estão estabilidade no serviço público, pensão especial, pensão aos familiares em caso de morte, assistência médica, hospitalar e educacional gratuita, extensiva aos dependentes, aposentadoria integral com 25 anos de serviço e prioridade na aquisição de casa própria. Segundo a senadora, garantir esses direitos é reconhecer atos de heroísmo.

- Sem dúvida nenhuma, pelos levantamentos históricos feitos até agora, morreram mais brasileiros na Amazônia do que no combate durante a Segunda Guerra Mundial.

A senadora também falou sobre filme da cineasta Eva Neide, filha de um soldado da borracha, com apresentação marcada para as 14h30 na Comissão de Educação do Senado. O filme Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida será apresentado como parte de um movimento pela aprovação da PEC, que reúne, em Brasília, diversos representantes da classe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: