Valdir Raupp defende aprovação da PEC que beneficia soldados da borracha

Da Redação | 03/10/2011, 18h39


Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (3), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lamentou a demora na apreciação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 556/2002 que concede os mesmos direitos dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) aos seringueiros conhecidos como soldados da borracha. A matéria, disse o senador, tramita na Casa há quase dez anos e está pronta para ser votada desde o final de 2009.

Entre os benefícios concedidos pela PEC aos soldados da borracha estão aposentadoria e pensão especial. Soldados da borracha foi o nome dado aos brasileiros que entre os anos de 1943 e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para uso dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.

- A medida é um reconhecimento pelos altos serviços prestados ao Brasil - disse o senador.

Raupp afirmou que os seringueiros recrutados para trabalhar na Amazônia também defenderam a Pátria e lutaram pela segurança nacional. O senador disse que os soldados da borracha, em geral, são idosos com muita privação material. Ele lembrou que os soldados enfrentaram muitos riscos em seu trabalho, como animais e doenças.

- Nada mais razoável do que lhes conceder os mesmos direitos da FEB - afirmou.

A PEC é de autoria da então deputada e hoje senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). 

Filme

O senador registrou que a cineasta acreana Eva Neide, filha de um soldado da borracha, esteve recentemente em Brasília para lançar uma campanha internacional em prol dos soldados da borracha.

Eva Neide, informou o senador, está produzindo um filme chamado Soldados da Borracha - A brigada esquecida. O filme, que deve ser lançado até o fim do ano, busca resgatar a história e a dignidade desses soldados.

- Que o Congresso Nacional não espere outros dez anos para lhes fazer justiça - concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: