Suplicy troca o carro pela bicicleta no trajeto para o Senado

Da Redação | 21/09/2011, 12h47

Para marcar a passagem da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) percorreu de bicicleta os cerca de 7 km entre seu apartamento na Asa Sul de Brasília e o Senado Federal. Aos 70 anos, Suplicy mostrou preparo físico e chegou à Casa depois de 30 minutos de pedalada.

- Recomendo a todos que tenham condições que troquem o carro pela bicicleta. É uma maneira de diminuir a poluição e manter a forma - afirmou o senador em sua chegada ao Senado.

Suplicy também fez um convite à população para use a bicicleta no Dia Mundial Sem Carro.

- Eu queria convidar as pessoas para que, no Dia Mundial Sem Carro, também utilizem a bicicleta, que é um veículo limpo e muito saudável - assinalou o senador.

Ele lamentou a falta de ciclovias e de melhores acessos para os ciclistas, bem como o desinteresse das autoridades de dar prioridade ao deslocamento de bicicleta nas cidades. No trajeto que percorreu, porém, Suplicy destacou que não houve qualquer problema de relacionamento com os motoristas de carros, motocicletas e caminhões com que cruzou. Ainda assim, o senador pediu que sejam promovidas campanhas de conscientização para aumentar o respeito às bicicletas no trânsito.

Outra recompensa por ter trocado o carro pela bicicleta, segundo o senador, foi poder ver a cidade por outra perspectiva, que escapa quando se está dentro de um carro.

- O percurso é muito bonito, passa pelos belos prédios das embaixadas de Brasília e ainda se tem uma vista completa do Lago Paranoá e duas de suas pontes - observou. Durante boa parte do trajeto, fotógrafos e cinegrafistas de diversos órgãos da imprensa registraram a iniciativa do senador.

Oração

Vestido de calça social e gravata (ele apenas trocou o sapato por um tênis), Suplicy saiu de casa antes das 9h, passou na Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima para fazer uma oração, e chegou ao Senado às 9h30, pronto para ir para a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador também não queria perder o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dois servidores do Senado que trocaram o carro pela bicicleta em suas rotinas acompanharam Suplicy no trajeto.

Suplicy adiantou para esta quarta-feira sua contribuição ao Dia Mundial sem Carro, que acontece na quinta-feira, por ter viagem marcada esta noite para Aruba, onde apresentará a experiência brasileira de Renda Básica de Cidadania ao Parlamento Latino-Americano.

Comissão da Verdade

Assim que chegou ao Senado, Suplicy foi recebido por um grupo de manifestantes defensores da instalação da Comissão da Verdade, grupo de trabalho destinado a investigar casos de desaparecimentos de pessoas durante o regime militar. Suplicy manifestou-se favorável à criação da comissão e disse que também "é a favor da vida e da paz".

João Carlos Teixeira / Jornal do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: