Sergio Souza lamenta corte de todas as emendas parlamentares no Orçamento da União

Da Redação | 16/02/2012, 18h43


O senador Sergio Souza (PMDB-PR) lamentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (16), o corte de R$ 55 bilhões no Orçamento da União, anunciado pelo governo federal. Especialmente pelo anúncio de que todas as emendas parlamentares foram incluídas no contingenciamento.

- Subo a tribuna para manifestar, de certa forma, a minha indignação com o corte feito pelo governo de todas as emendas, pelo menos é a notícia que temos, de todas as emendas colocadas por este Parlamento - declarou o senador, que faz parte da base governista.

Sérgio Souza defendeu a prerrogativa do Legislativo em discutir o Orçamento e propor emendas. Ao mesmo tempo, criticou o mecanismo de emendas ao Orçamento, que, em sua opinião, aliena o parlamentar e frustra a independência dos Poderes:

- Elas são usadas, na maioria das vezes, como moeda de troca em grandes votações. Tanto o Parlamento se submete a isso como o governo se utiliza dessa prerrogativa, dessa artimanha, para conseguir lograr êxito na aprovação de projetos que já seriam dever do parlamentar aprovar ou analisar - avaliou.

Sergio Souza, ao comentar pronunciamentos anteriores de senadores do PSDB criticando os cortes nas emendas parlamentares, salientou que essa prática foi usada por todos os governos, "não só pelo governo do PT, e também não foi só pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso". O senador disse que deve prevalecer a vontade do povo, que elegeu os membros do Legislativo.

- O Congresso é quem legisla e deveria ser assim na sua totalidade. Hoje nós vemos o Executivo constantemente legislando e nos deparamos também com o Poder Judiciário legislando.

Grandes eventos

Sergio Souza ainda mencionou a realização no Brasil de grandes eventos como a conferência Rio+20, agendada para junho de 2012, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para o senador, estes eventos decorrem do crescimento "a passos largos" do país:

- O Brasil é respeitado em todo o mundo. Não é à toa que é a sexta economia mundial. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: