Senado realiza ensaio para abertura do Ano Legislativo

Da Redação | 30/01/2012, 19h03

Matéria atualizada em 31/01/2012 às 11h27

O Senado realizou nesta segunda-feira (30) ensaio para a solenidade de abertura do Ano Legislativo de 2012 no Congresso Nacional, solenidade que irá acontecer na tarde de quinta-feira (2).

Assessores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e militares participaram do ensaio, que tem programações separadas para tempo ensolarado e tempo chuvoso. A diferença entre as duas é que, em caso de chuva, não haverá a salva de 21 tiros e a revista à tropa pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP).

Segundo os organizadores do ensaio, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, informou que não poderá comparecer. Em seu lugar virá o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.

Também informaram que não há ainda confirmação se a ministra da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR), trará a mensagem da presidente da República, Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional. Segundo informação do Palácio do Planalto, a ministra está no Paraná participando das despedidas ao deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), morto na segunda-feira (30).Tradicionalmente, cabe ao ocupante da Casa Civil a leitura da mensagem. Em 2011, na abertura da atual Legislatura, o texto foi lido pessoalmente pela presidente. 

Trânsito 

A Polícia do Senado informou nesta segunda que em virtude da cerimônia da quinta o trânsito para o Salão Branco do Congresso (chapelaria) estará bloqueado desde a entrada da via lateral da Câmara a partir das 15 horas e 15 minutos até as 16 horas. A polícia sugere que os cidadãos e servidores que necessitarem acessar o Senado nesse intervalo de tempo, o façam pela entrada do Anexo I. Após as 16 horas, o trânsito para a chapelaria será liberado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: