Senado premia vencedores do 4º Concurso de Redação

Da Redação | 16/11/2011, 12h36

Em clima de descontração e celebração à democracia, o Senado premiou, nesta quarta-feira (16), os vencedores do 4º Concurso de Redação da instituição. Participaram do evento, realizado no Auditório Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis, os 27 finalistas do concurso (um representante de cada estado e um do Distrito Federal), que teve como tema "O Brasil que a gente quer é a gente quem faz".

O objetivo do concurso, que é voltado aos estudantes de 16 a 19 anos, matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil, é promover a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.

A fábula de um passarinho que tenta conter sozinho um incêndio em uma floresta enquanto outros animais fogem foi a forma encontrada pelo estudante Matheus Oliveira Faria, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Passos (MG), para abordar o tema na redação "Beija-Flores brasileiros", vencedora do concurso.

No texto, Matheus compara a atitude do pequeno animal, que diz estar fazendo a sua parte, aos pequenos atos rotineiros dos brasileiros para melhorar a sociedade. Conforme o autor, esses esforços do cotidiano "fazem toda a diferença".

"O beija-flor sabia o que queria e se esforçou ao máximo para alcançar seu objetivo. Também nós devemos saber o Brasil que queremos e participar na construção do mesmo", argumenta o estudante na redação.

Os outros dois vencedores foram a estudante Janaína Santana Vilela, do Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan, de Vianópolis (GO), que conquistou o segundo lugar com a redação "Viagem Democrática Rumo ao Progresso"; e o estudante Carlos Vinícius do Carmo Araújo, do Centro Educacional São Francisco, escola de São Sebastião (DF), terceiro colocado com a redação "Direito Irrevogável".

Os vencedores do concurso foram premiados com notebooks, medalhas, certificados e terão suas redações publicadas em um livreto produzido pelo Senado, enquanto suas escolas receberão computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição.

Jovem Senador

Além dos três vencedores, todos os 27 finalistas - um de cada estado - participarão do Projeto Jovem Senador, com "mandato" de três dias, quando os jovens parlamentares poderão simular como é o funcionamento do processo de criação das leis no país.

Para o presidente do Senado Federal, José Sarney, esse concurso é importante por despertar a vocação política dos estudantes brasileiros.

- Esse programa se destina a incentivar vocações políticas nos jovens brasileiros. Nenhuma vocação é legítima se não tiver por base melhorar a sorte da humanidade - disse Sarney,

O presidente do Senado também observou que 16 dos 27 estudantes premiados nesta quarta-feira, e que exercerão mandatos de jovens senadores, são mulheres. Para Sarney, isso demonstra o avanço do país no campo dos direitos sociais, como a igualdade de gênero.

- Essa é a visão do Senado do futuro. No Senado do futuro, o número de mulheres será bem maior do que o número de homens - disse.

Presidente do conselho do Senado do Projeto Jovem Senador, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a iniciativa da Casa visa divulgar a instituição, ajudando a integrá-la à sociedade.

- As redações revelam como a juventude vê o seu país e o que esperam dele. Aproximar a população e principalmente a juventude é algo fenomenal - afirmou.

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou a qualidade dos textos dos vencedores e, ao comentar o conteúdo das redações e o mandato de "jovem senador" que será exercido pelos estudantes, disse que cada um deles será um "beija-flor de ideias e projetos nesses três dias".

Também participaram da cerimônia os senadores Aníbal Diniz (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS), além da diretora-geral, Dóris Peixoto, a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra; a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Andréa Valente, e representantes do Ministério da Educação e das secretarias estaduais de Educação.

Conforme divulgado durante a solenidade, a próxima edição do Concurso de Redação do Senado Federal terá como tema "Meu Município, Meu país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: