Senado ficará aberto à visitação pública durante o Carnaval

Da Redação | 17/02/2012, 17h50

O Palácio do Congresso, onde estão instalados a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, estará aberto à visitação pública durante o Carnaval. Neste ano, para atender ao maior número possível de visitantes no feriado, os intervalos entre as visitas serão reduzidos de meia hora para apenas 20 minutos. Gratuitas, as visitas guiadas são realizadas entre 9h e 17h. A entrada dos visitantes se dá pela rampa que fica voltada para a Esplanada dos Ministérios.

Em 2011, o Congresso recebeu 180 mil visitantes. Somente em dezembro passado foram mais de 12 mil visitas. Tradicionalmente a visitação aumenta bastante nos feriados.

As visitas são realizadas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h, sem interrupções, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro. A entrada é feita pela rampa voltada para a Esplanada dos Ministérios.

Os grupos são conduzidos por uma equipe de monitores da Câmara e do Senado e percorrem um roteiro que mostra os principais pontos do Congresso, como os plenários, a exposição do Túnel do Tempo e os Salões Negro, Verde e Azul, além das inúmeras obras em exposição, de artistas como Di Cavalcanti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower e Alfredo Ceschiatti, entre outros.

Durante o percurso são abordados temas como a arquitetura do palácio, a história, o papel, a estrutura e o funcionamento do Legislativo no Brasil. Para visitantes individuais ou pequenos grupos não é necessário agendamento prévio, chegando ao Salão Negro, basta esperar o início da próxima visita guiada.

É possível agendar a visitação para atendimento especial às pessoas com deficiência ou a grupos que necessitem de guia que fale em inglês. Mais informações pelos telefones (61) 3303-4671 e 3303-1581 ou na página do Visite o Congresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: