Senado abre 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Da Redação | 18/10/2011, 12h44

O Senado Federal abriu, nesta terça-feira (18), a 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Cuidados com a saúde mental da mulher grávida e de crianças de zero a seis anos são o foco desta edição, que, até quinta-feira (20), promove palestras e cursos sobre o tema com estudiosos brasileiros e estrangeiros.

Especialista em saúde da mulher e da criança pela Universidade de Paris, o pediatra Laurista Corrêa Filho introduziu essa questão ao debater, hoje pela manhã, a prioridade à primeira infância como prevenção da violência. Na sua avaliação, os governos devem ampliar os investimentos em educação e saúde nessa fase da vida, na qual a estimulação é fundamental para a formação da inteligência, da afetividade e da socialização do ser humano.

O pediatra compartilha com o educador Vital Didonet - assessor da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e também palestrante do evento - a convicção de que as pessoas não nascem com uma predisposição genética para serem boas ou más. Sua entrada no universo da violência seria definida pela ausência de bases psíquicas e sociais saudáveis. A violência estaria associada, assim, à falta de carinho, atenção e estímulos positivos na primeira infância.

Intervenção precoce

A abertura do evento foi feita pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que, às 16h, apresenta o painel "Marco-ações de promoção dos direitos da criança", do qual participa o educador Vital Didonet.

O ciclo de palestras será retomado às 14h, com a apresentação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para duas conferências: "Estratégias de prevenção e intervenção precoce junto ao bebê e sua família no período perinatal" e "Psicologia normal e patológica da gravidez. Construção da interação inicial mãe-bebê e os riscos patológicos para a criança". Os temas serão abordados, respectivamente, pela psicóloga brasileira Jaqueline Wendland e pela psiquiatra francesa Monique Bydlowski, ambas radicadas na França.

A programação da 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância na Construção da Saúde Mental inclui ainda a exibição do filme "Emmi Pikler, uma pediatra à frente de sua época, e Instituto Pikler de Budapeste - um lugar de destaque na humanidade", do cineasta francês Bernard Martino. O documentário será exibido na quinta-feira (20), a partir das 9h, no auditório Petrônio Portela (Senado) e seguido de conferência com a participação de Martino e da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: