Sarney manifesta apoio à construção de Centro Nacional da Cultura Negra

Da Redação | 30/11/2011, 14h21

O presidente do Senado, José Sarney, prometeu apoio à construção, em Brasília, de um centro de valorização e preservação das tradições afrobrasileiras. A proposta de criação do espaço, que será batizado de Centro Nacional da Cultura Negra, por sugestão do próprio Sarney, foi apresentada nesta quarta-feira (30) pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo.

Segundo Araújo, essa é uma reivindicação antiga da comunidade negra do país e, depois de concluído, será um marco para a construção das políticas públicas contra a discriminação racial e pela luta em prol da igualdade racial.

- Contem comigo totalmente - disse Sarney durante o encontro.

De acordo com o dirigente, a Fundação Palmares já conta com um terreno em Brasília, cedido em 1998 pelo então governador do Distrito Federal, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele explicou ainda que o projeto básico do novo centro já está pronto, mas falta a alocação de recursos para viabilizar a construção.

Segundo Eloi de Araujo, parlamentares favoráveis ao projeto têm manifestado a intenção de destinar emendas do Orçamento à construção do local. Ele calcula que sejam necessários cerca de R$ 50 milhões para tirar o centro do papel.

- A manifestação do presidente Sarney simpática à construção do Centro Nacional da Cultura Negra, assim como ele preferiu chamar e nós já acolhemos de pronto, é um anseio que vem desde a criação da Fundação Palmares. Será o primeiro equipamento do estado brasileiro com o propósito de preservar a memória e as manifestações da cultura afrobrasileira - disse Eloi.

A expectativa, segundo o presidente da Fundação Palmares, é de que o espaço esteja pronto até a Copa de 2014.

- Será inclusive mais um equipamento de atração turística e de valorização do ambiente que o Brasil estará experimentando por conta da Copa do Mundo - disse.

Fundação Palmares

Criada em 1988, durante o governo do então presidente José Sarney, a Fundação Cultural Palmares é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura, e tem a finalidade de promover e preservar a cultura afrobrasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País.

Fruto do movimento negro brasileiro, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: