Rollemberg presta homenagem a Jamil Haddad

Da Redação | 31/03/2011, 17h13


Em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (31), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) homenageou o ex-deputado, ex-senador e ex-ministro da Saúde Jamil Haddad. Falecido em dezembro de 2009, Haddad faria 85 anos no próximo dia 2.

- O Brasil tem heróis pouco conhecidos e celebrados. Heróis que muito fizeram e não são reconhecidos como deviam, que colocam a vida em favor do próximo e da Nação. Jamil Haddad era um deles - disse o senador

De acordo com Rodrigo Rollemberg, o ex-ministro deixou um vazio no Brasil e no PSB. Ele também destacou a falta que sente de Haddad em nível pessoal.

- Haddad e Arraes foram as duas grandes influências que moldaram a minha vida e o meu compromisso com o socialismo democrático - contou.

O senador disse que Haddad era um exemplo de compromisso com o socialismo, com a democracia e com o Brasil e lembrou sua trajetória até se tornar ministro da Saúde, no início da década de 90. Jamil Haddad nasceu no Rio de Janeiro no dia 2 abril de 1926. Ele se formou em Medicina e se especializou em Ortopedia.

De acordo com Rollemberg, foi a "preocupação humanista" que levou Haddad à política. Ele ingressou no antigo PSB em 1953.

- Num país em que predominam as legendas de aluguel e o fisiologismo, Haddad foi um exemplo de coerência em toda a sua vida política - disse Rollemberg.

Em 1962, Haddad foi eleito deputado estadual pela primeira vez, mas após ser reeleito em 1966, já no regime militar, teve seus direitos políticos cassados No final da década de 70, com o abrandamento da ditadura, Haddad voltou à política partidária. Assumiu como prefeito do Rio de Janeiro, em 1983, e depois ajudou a refundar o PSB.

- Foi nesse momento que tive a honra de ingressar no partido e posso garantir que a história do PSB se confunde com a de Jamil Haddad. Isso tem de ser guardado para sempre - declarou Rollemberg.

De 1986 a 1991, Haddad ocupou cadeira no Senado, no lugar do titular Saturnino Braga, que se elegeu prefeito do Rio de Janeiro.

Em 1992, quando cumpria mandato de deputado federal, Haddad foi convidado pelo presidente Itamar Franco para ser ministro da Saúde. De acordo com Rollemberg, sua maior realização foi a introdução dos medicamentos genéricos no Brasil. Durante sua gestão na Saúde, Haddad também expandiu o Sistema Único de Saúde (SUS).

- Haddad sempre pautou sua vida pessoal e política pela humanidade, pela generosidade e pela modéstia. Ele buscou um Brasil igualitário e sempre teve compromisso com o brasileiro e seu bem-estar - concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: