Rollemberg pede o diálogo para aprovação do novo Código Florestal

Da Redação | 18/11/2011, 11h53


O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi à tribuna do Plenário, na manhã desta sexta-feira (18), para defender o diálogo em torno da proposta do novo Código Florestal em tramitação no Senado (PLC 30/11).

O parlamentar, que preside a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), disse que o relatório do projeto será votado na próxima quarta-feira (23) e deve ser um texto "bom para o Brasil".

- Não será o meu código dos sonhos, mas deve ser um código equilibrado, que reflita a média da opinião dos parlamentares e que atenda às expectativas do povo brasileiro - disse.

Para isso, o senador destacou a importância das audiências públicas realizadas pelo Senado com o intuito de ouvir a opinião de especialistas e da sociedade civil sobre o tema.

- Nosso desafio é muito grande, pois temos que conciliar a preservação ambiental e o aumento da atividade econômica - destacou.

Agenda

Rodrigo Rollemberg afirmou já estar pensando numa agenda de discussão para depois do Código Florestal. Segundo ele, há temas preocupantes e estratégicos, que precisam ser debatidos pelo Brasil, como a segurança alimentar, a excessiva dependência de insumos importados (principalmente nitrogênio, fósforo e potássio), os mecanismos de incentivo à preservação ambiental e o investimento em tecnologia.

- Segundo a Embrapa, nos últimos 30 anos, o aumento da área plantada no Brasil foi de 45,8%, entretanto o incremento da produção foi muito maior, graças à ciência e à tecnologia - exemplificou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: