Relatório sobre dependentes químicos será apresentado a deputados estaduais em rede virtual

Da Redação | 12/12/2011, 17h43

A Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras drogas (Casdep) volta a se reunir nesta terça-feira (13), a partir das 9h. Durante a reunião, será apresentado o relatório final da subcomissão, já aprovado no último dia 6, para que os resultados sejam conhecidos por assembleias legislativas de todo o país, que participarão por videoconferência.

O relatório da senadora Ana Amélia (PP-RS) defende a atribuição de maior poder à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Segundo o texto, a Senad, hoje subordinada ao Ministério da Justiça, passaria a ser vinculada diretamente à Presidência da República, adquirindo status de ministério. Na quarta-feira (14), o relatório será avaliado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), à qual a subcomissão é subordinada.

O texto final do relatório deve ser encaminhado à Presidência da República, ministérios, governos de estados e prefeituras, além do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Programa de combate às drogas

Na última quarta-feira (7), o governo federal lançou um conjunto de ações para o combate ao crack e outras drogas em todo o país. Com investimentos de R$ 4 bilhões, o programa tem como objetivo aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas, combater o tráfico e ampliar ações de prevenção.

Com o slogan "Crack, é possível vencer", o programa inclui ações como a ampliação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários e a qualificação dos profissionais do setor. Também está prevista a integração das ações de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais no combate ao tráfico e ao comércio de drogas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: