Quem pode participar do III Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema Brasília, capital dos brasileiros?

Os alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais, com idade entre 16 e 19 anos.


Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem participar?

Não. A idade foi limitada entre 16 e 19 anos para que não houvesse uma diferença muito grande de maturidade e vivência entre os participantes, o que certamente influenciaria o conteúdo das redações. Dessa forma, cremos que a disputa ficará mais justa.


Como faço para a minha escola pública estadual ou distrital participar?

A Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal desenvolve o Concurso em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, responsáveis pelos dados sobre as escolas que oferecem o ensino médio.
As escolas recebem um kit contendo todas as informações e formulários necessários para viabilizar a sua participação.


Minha escola quer participar, mas não recebeu o material. O que faço?

O material é enviado a todas as escolas relacionadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, mas pode ser que alguma falha no cadastro tenha impossibilitado a entrega ou, que pela distância, o material demore um pouco mais a chegar. Se sua escola não recebeu o material, envie um correio para o Concurso (concurso-redacao@senado.gov.br) especificando o nome completo da escola, endereço e CEP. Caso ela preencha todos os requisitos para participação, reenviaremos o material.


Por que as redações das escolas devem ser enviadas para as Secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal?

As Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal são imprescindíveis para a pré-seleção das redações em seus respectivos âmbitos de atuação, uma vez que elas contam com experiência e mão-de-obra qualificada para tal tarefa. Assim, a Comissão Julgadora (formada por um membro do Ministério da Educação, um membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação e um membro do Senado Federal) não analisa todas as milhares de redações, mas apenas aquelas que já foram previamente selecionadas em cada uma das Unidades da Federação.


Quem pode participar do III Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema Brasília, capital dos brasileiros?

Os alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais, com idade entre 16 e 19 anos.

 

 

Se a sua dúvida ainda não foi esclarecida, clique aqui para falar conosco

 

Perguntas Frequentes