Raupp defende liberação integral de recursos orçamentários para o Plano Estratégico de Fronteiras

Da Redação | 27/02/2012, 19h22


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (27), a liberação integral, em 2012, da dotação orçamentária prevista para a execução do Plano Estratégico de Fronteiras.

- Necessitamos reforçar a segurança em nossas divisas com os demais países da América do Sul, e somente com boa estratégia e suporte financeiro poderemos atingir a meta de combater, eficazmente, a criminalidade internacional - disse.

O Plano Estratégico de Fronteiras foi lançado em junho de 2011 com o objetivo de ampliar a segurança na imensa faixa de fronteira nacional, com seus 2,4 milhões de quilômetros quadrados e 10 milhões de habitantes.

Raupp lembrou que o Plano Estratégico de Fronteiras, "de tão prioritário para o Brasil", ficou sob a responsabilidade do vice-presidente da República, Michel Temer. O plano prevê um conjunto de medidas para o reforço do controle sobre as fronteiras brasileiras, como o adicional de salário, de 20% a 40% para policiais que queiram atuar na fronteira, variável de acordo com o grau de dificuldades do local para que forem designados; o aumento em 100% do efetivo policial que atua na faixa de fronteira; a entrada em operação de 14 veículos aéreos não tripuláveis (Vant) até o ano de 2014, dos quais um já se encontra em uso; e a ampliação do número de postos de policiamento de fronteira de 21 para 49, até o ano de 2013, entre outras medidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: