Mais Acessados

Plenário

Senado aprova reajuste de até 78% para servidores do Judiciário

Comissões

CAE aprova projeto da Lei Geral da Religiões


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

19/06/2012 - 18:32 - 02'44'' - Rio+20

Aprovado rascunho final do documento da Rio+20

Imagem do áudio

LOC: CENTO E NOVENTA E TRÊS PAÍSES APROVARAM O RASCUNHO FINAL DO DOCUMENTO DA RIO+20 QUE DEVE SER ASSINADO PELOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO NA REUNIÃO DE CÚPULA NO RIO DE JANEIRO.

LOC: APESAR DE CRÍTICAS DE QUE HOUVE POUCOS AVANÇOS PARA A CONCRETA IMPLEMENTAÇAO DE METAS AMBIENTAIS, ALGUNS SENADORES ESTÃO OTIMISTAS QUANTO AOS RESULTADOS DA CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER) O documento da Rio+20, "O Futuro que Queremos", apresentado pelo Brasil nesta terça-feira, foi aprovado pelas delegações por consenso. O texto será agora examinado pelos chefes de Estado e de governo que começam a chegar ao Rio de Janeiro para a reunião de cúpula. Nada impede que o texto seja alterado no encontro de mais alto nível da Conferência da ONU. O documento foi criticado por delegações de países em desenvolvimento, que esperavam ver resolvidas demandas como a definição de fontes de financiamento para projetos de desenvolvimento sustentável e a transformaçao do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, em uma agência mais independente - questão ficou para ser resolvida pela Assembléia Geral da ONU. Os europeus, que vivem uma crise econômico-financeira no continente, preferiram não definir metas e compromissos para os próximos anos. Segundo o ministro das relaçoes exteriores, Antônio Patriota, o Brasil, como anfitrião e mediador, buscou o meio termo. O texto mantém os princípios das responsabilidades diferenciadas, mas não fixa de onde virá o dinheiro para financiar ações de desenvolvimento sustentável. Também reconhece a necessidade de incorporar valores sociais a um novo indicador de desenvolvimento que não seja somente o atual PIB, o Produto Interno Bruto. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, não acredita em grandes avanços:

(GRAZZIOTIN) tudo indica que mais uma vez, numa conferencia de meio ambiente, mais uma vez empurraremos para mais adiante as decisões importantes.

(REPÓRTER) Já o senador Jorge Viana, do PT do Acre, um dos relatores do projeto do novo Código Florestal, é mais otimista

(JORGE VIANA) Eu prefiro acreditar que temos um documento preliminar e espero apostar na ousadia porque se nao tivermos uma ousadia na rio mais 20, na busca de um novo padrão de produçao e consumo, na busca de fortalecer por exemplo o Pnuma, vamos ter perdido a oportunidade que a Rio+20 ainda nos oferece.

(REPÓRTER) O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, autor do requerimento que resultou na Rio+20, e presidente da Republica durante a Rio 92, acredita em mudanças durante o encontro de cúpula.

(FERNANDO COLLOR) a experiencia que eu tenho nessas conferências é que as questóes ficam sempre para a ultima hora, no finalzinho do finalzinho que as coisas são decididas. o resultado da conferencia, o documento final nao ira sair na sexta feira, acho que na segunda-feira que teremos esse documento pronto e acabado.

(REPÓRTER) A reunião de chefes de Estado e de Governo no RioCentro começa nesta quarta e vai até a próxima sexta-feira.

Nara Ferreira.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900