Rádio Senado debate construção da Usina Belo Monte

Da Redação | 11/12/2009, 18h13

A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, tem sido alvo de debates de diferentes setores do governo e da sociedade. O projeto de construção da usina começou a ser discutido há mais de 20 anos. A obra, no entanto, não foi viabilizada devido à mobilização da população local.

Uma audiência pública realizada no início do mês, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, foi marcada por protestos e pela dos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás). O programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, vai apresentar neste sábado (12), às 7h30, um resumo dessa audiência pública e os principais pontos em discussão.

Na segunda-feira (14), também às 7h30, o programa Senado Economia apresenta um balanço de 2009 e previsões para 2010 da economia brasileira. O convidado é o economista e consultor da Fundação Getúlio Vargas Silvio Sales. Para ele, o próximo ano será um ano de "crescimento inevitável", principalmente pela indústria, um dos setores mais afetados pela crise internacional.

O programa Estação da Mídia debate na terça-feira (15) a Conferência Nacional de Comunicação e a expectativa dos senadores participantes da comissão organizadora do evento. A conferência ocorre em Brasília, a partir da próxima semana, e discutirá o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". O objetivo é debater a produção de conteúdo e a atualização das leis do setor, com representantes do governo, empresários de comunicação e membros da sociedade civil. O Estação da Mídia vai ao ar às 7h30.

No fim de semana o grupo Kah-hum-kah, ou simplesmente Carranca, é a atração do programa Escala Brasileira. A banda, que inclui instrumentos de corda, sopro e percussão, busca integrar diferentes linguagens artísticas. A interação dos músicos com o público via internet é outra proposta do grupo. O Escala Brasileira vai ao ar no sábado, às 20h.

No domingo, o programa Brasil Regional apresenta a coletânea Mulheres no Choro. O disco revela ao público a rica contribuição feminina à formação e desenvolvimento do gênero musical. O programa vai ao ar no domingo (13), às 8h.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: