PR anuncia 'apoio crítico' ao governo Dilma no Senado

Da Redação | 03/08/2011, 17h22

Por meio de comunicado lido na tarde desta quarta-feira (3) em Plenário, o líder do PR, senador Magno Malta (ES), anunciou oficialmente o desligamento do partido do bloco de apoio ao governo na Casa.

Minutos depois, o parlamentar fez uma breve intervenção explicando os termos do comunicado:

- Não significa que estamos abandonando a base do governo. Seríamos irresponsáveis. Continuamos apoiando a presidente Dilma, mas agora vamos nos manter líderes de nós mesmos. Daremos daqui por diante apoio crítico ao governo - declarou.

Segundo o ofício, o PR reitera a posição de apoio ao governo Dilma Rousseff, mas, em respeito ao entendimento da bancada de parlamentares no Senado, exercerá esse apoio, a partir de agora, "de acordo com suas próprias diretrizes e conforme suas convicções e decisões programáticas".

- O PR não estará mais submisso às decisões do líder do bloco de apoio [senador Humberto Costa (PT-PE)]. Será necessário ouvir cada um dos parlamentares, sentar à mesa e negociar com todos - advertiu.

Com essa decisão, o bloco PT-PDT-PSB-PCdoB-PRB perde seis integrantes e deixa de ser o maior do Senado - o número cai de 30 para 24 senadores. O bloco liderado pelo PMDB-PP-PSC-PMN-PV tem 28 parlamentares na Casa.

O PR é composto por seis senadores: Antonio Russo (MS); Blairo Maggi (MT); Clésio Andrade (MG); Magno Malta (ES); Vicentinho Alves (TO); e Alfredo Nascimento (AM). Também filiado ao PR, João Ribeiro (TO) está licenciado.

Magno Malta lembrou que o partido fez campanha para Dilma Rousseff, quando candidata à Presidência da República, apresentando-a como a melhor alternativa para o Brasil, e afirmou que seria "uma irresponsabilidade votar contra a continuidade do novo momento que o país vive".

O senador assinalou que em todos os setores da sociedade "há trigo e joio", e que é preciso tomar cuidado para "não passar com o carro por cima do trigo". Ele também pediu cuidado para que a honra das pessoas "não seja jogada no esgoto". Em sua opinião, a mídia foi mais incisiva com o PR, apesar de sempre haver crises em todos os governos, e alertou: se a cada "notinha de jornal" houver uma demissão no governo, Brasília pode ficar vazia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: