Pedro Taques lamenta absolvição de Jaqueline Roriz pela Câmara dos Deputados

Da Redação | 31/08/2011, 16h10


O senador Pedro Taques (PDT-MT) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (31), a decisão tomada ontem pela Câmara dos Deputados de livrar a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) da cassação de seu mandato.

Jaqueline Roriz enfrentou processo de cassação por ter sido flagrada, em 2006, recebendo propina de R$ 50 mil das mãos de Durval Barbosa, pivô do escândalo que provocou a prisão do então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

- Infelizmente ontem a Câmara dos Deputados não deu o exemplo de um estado republicano. Absolveu uma deputada que foi encontrada recebendo dinheiro. A justificativa é que o passado ficou para trás - criticou.

Pedro Taques asseverou que o mandato parlamentar não pode ter a função de um escudo para a prática de crimes. Para ele, os deputados deveriam ser intolerantes com todos aqueles que roubam ou concordam com roubos.

O senador comemorou ainda o apoio, até agora, de mais de 260 mil internautas que votaram, através do site do Senado Federal, favoravelmente à aprovação de projeto de sua autoria que aumenta a pena mínima de corrupção de dois para quatro anos e transforma esse tipo de delito em crime hediondo.

Baseando-se em estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Pedro Taques informou que no Brasil cerca de R$ 69 bilhões são roubados anualmente dos cofres públicos. Com esse dinheiro, segundo ele, poderiam ser construídas 2,9 milhões de casas ou disponibilizados 327 mil novos leitos hospitalares no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: