Pau-de-balsa é tema do programa Sintonia Ambiental

Da Redação | 19/05/2011, 10h17

A Rádio Senado Ondas Curtas reapresenta neste domingo (15) o programa Sintonia Ambiental referente ao plantio da árvore conhecida como pau-de-balsa, cuja madeira é considerada a mais leve que existe. O pau-de-balsa (Ochroma Pyramidale) pertence à família da sumaúma e é a espécie da vez na série de programas sobre árvores nativas do Brasil com maior potencial madeireiro ou ameaçadas de extinção.

A madeira do pau-de-balsa pode ser usada na fabricação de barcos, pela indústria aeronáutica e até para a produção de microfones. A árvore, que é natural da Amazônia, começa a ser plantada em larga escala em alguns estados, principalmente em Mato Grosso.

No programa, os ouvintes podem acompanhar a entrevista com o pesquisador aposentado da Embrapa Florestas e autor da coleção "Espécies Arbóreas Brasileiras", Paulo Ernani Ramalho Carvalho. Ele descreve as características da árvore, orienta como fazer as mudas e o plantio no campo, além de comentar as inúmeras utilidades da madeira.

O programa Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. O programa também pode ser acessado pela página da rádio na internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: